PF acha e recolhe arma de Janot em busca e apreensão determinada pelo STF

FORUM – A declaração do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de que ele foi armado ao STF para assassinar o ministro Gilmar Mendes fez o também ministro Alexandre de Moraes autorizar nesta sexta-feira (27) ação de busca e apreensão da Polícia Federal (PF) contra Janot. Gilmar pediu a retirada da posse de arma do procurador. A PF encontrou a arma em questão, segundo informação da GloboNews.

“Não ia ser ameaça não. Ia ser assassinato mesmo. Ia matar ele [Gilmar] e depois me suicidar”, disparou o ex-PGR, em entrevista concedida na quinta-feira (26). A motivação para o assassinato seria a difusão de uma “história mentirosa” sobre a filha de Janot por parte de Gilmar. A atitude teria sido uma retaliação ao fato de que o ex-procurador havia pedido a suspeição do ministro.

Em resposta, o ministro chamou Janot de “potencial facínora” que estaria acometido de “um problema grave de caráter psiquiátrico” e que deveria procurar auxílio profissional. Gilmar pediu a revogação do porte de Janot e a proibição de que ele visite a Corte.

O magistrado ainda criticou a forma de escolha do titular da PGR e defendeu a criação de um mecanismo com juristas. “Passaram a escolher pessoas que não tinham qualificação jurídica, moral e psicológica para exercer a função [na PGR]. O sistema político vai ter que definir, talvez abrir para uma nomeação entre os juristas do Brasil”, pregou.

Artigo anteriorPF faz operação em endereço de Janot após revelação de plano para matar Gilmar
Próximo artigoDeltan Dallagnol, Roberto Pozzobon e Laura Tessler pedem à Justiça que Lula cumpra pena no regime semiaberto