A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira a segunda fase da Operação La Muralla que cumpre mandados de busca e apreensão expedidos pelo STJ na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas e no Fórum Ministro Henoch Reis. Os principais alvos da ação são a desembargadora Encarnação Salgado e o juiz da Vara de Execuções Penais, Luiz Carlos Valois. O principal objetivo dessa segunda fase da ação dos federais é a venda de alvarás traficantes e narcotraficantes presos pela polícia no estado.
Além da sede do Tribunal de Justiça e do Fórum são alvos da ação dos federais escritórios de advogados, lojas de carros e a casa do juiz Luiz Carlos Valois e a casa da desembargador Encarnação Salgado.
A primeira fase da “Operação La Muralla” aconteceu dia 20 de novembro com o objetivo de desarticular uma facção criminosa que atua no tráfico internacional de drogas, operando o tráfico de armas, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, roubos, homicídios, sequestro, tortura e corrupção de agentes públicos.
Foram expedidos mandados de prisão preventivas que foram cumpridos em Manaus, mas a operação aconteceu, simultaneamente, nos Estados do Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Roraima e Rio de Janeiro e nos países vizinhos Peru, Colômbia, Venezuela e Bolívia.