PL do deputado Cristiano D’Angelo propõe instituir a Semana de Conscientização das Deficiências Psicossociais

Foto: Ely Caldeira

Promovendo a conscientização e a educação sobre as deficiências psicossociais, o deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB) propôs o Projeto de Lei nº 331/2024 com o objetivo de gerar inclusão social, reduzir estigmas e discriminação, instituindo a Semana de Conscientização das Deficiências Psicossociais.

As deficiências psicossociais são quando a pessoa possui sequela de transtorno mental, cujo quadro psiquiátrico já se estabilizou, porém, acarretam limitações e prejuízos das funções mentais do indivíduo de forma permanente. A sequela pode causar a limitação das funções mentais, como a memória, concentração, comunicação, organização e relacionamentos sociais, que podem dificultar a participação plena na sociedade, inclusive no trabalho e na vida social do indivíduo.

Entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.

Segundo o deputado Cristiano D’Angelo, a saúde mental é um componente indispensável do bem-estar humano e da qualidade de vida de cada indivíduo. As deficiências psicossociais, que incluem distúrbios mentais e emocionais, são uma realidade enfrentada por um número significativo de pessoas em diversas partes do mundo, incluindo o Estado do Amazonas. É de extrema importância que existam políticas públicas que amparem esses indivíduos, e o primeiro passo para isso é a conscientização e a educação da sociedade, afirma o parlamentar.

O PL visa, também, a realização de atividades educativas e informativas, como palestras, workshops, campanhas nas escolas, e ações em espaços públicos para sensibilizar a população sobre a importância do apoio e da inclusão das pessoas com deficiências psicossociais na sociedade. Visando, fomentar políticas públicas que garantam os direitos e o bem-estar dessas pessoas.

“A implementação do projeto será um passo importante para a promoção da conscientização e da inclusão das pessoas com deficiências psicossociais na sociedade no Amazonas. Através da educação e da sensibilização, criando um ambiente mais compreensivo e inclusivo, combatendo o estigma e promovendo a aceitação”, ressaltou Cristiano D’Angelo.

Além disso, ao instituir esta semana no âmbito do Estado do Amazonas, o projeto também visa fortalecer as políticas públicas voltadas para a saúde mental e psicossocial. Isso inclui incentivar a criação de programas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, bem como a capacitação de profissionais e a ampliação do acesso a serviços de saúde mental de qualidade.

A proposta de Cristiano D’Angelo está em fase de tramitação e passará por debate nas comissões temáticas antes de ser votada em plenário. “Se o Projeto de Lei for aprovado, a Semana de Conscientização das Deficiências Psicossociais terá um impacto significativo no ambiente educacional do Estado. A iniciativa aumentará a conscientização e a educação sobre as deficiências psicossociais, promoverá a inclusão social e reduzirá o estigma e a discriminação contra as pessoas que vivem com essas condições”, afirmou Cristiano D’Angelo.

Decreto

O Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009, promulga a convenção internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007.

Consta no primeiro artigo, os propósitos da presente convenção, os quais são promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade inerente.

As pessoas com deficiência são aquelas que enfrentam impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial por um longo período, os quais, aliados a barreiras existentes, podem dificultar sua plena inclusão na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Artigo anteriorLei de Roberto Cidade estabelece ‘Política Estadual de Inclusão Social de Pessoas com Nanismo’
Próximo artigoDeputado João Luiz destaca que Diploma Cidade Manaus para secretário Jorge Oliveira mostra seriedade no trabalho do esporte