Podcrest: Novo episódio de podcast da Vigilância em Saúde destaca importância da notificação de violências

FOTO: Maíra Pessoa/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), lança, nesta segunda-feira (26/08), a nova edição do Podcrest, o podcast que destaca a Saúde do Trabalhador. Este episódio aborda a notificação de violências no sistema de saúde. O novo episódio está disponível em: https://encurtador.com.br/yU49r.

O Podcrest é produzido pelo Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador do Amazonas (Cerest-AM) da FVS-RCP. O décimo nono episódio do podcast tem o tema “Vigilância em saúde e notificação das violências interpessoais e autoprovocadas”.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o podcast faz parte das iniciativas da FVS-RCP na comunicação e mobilização social de forma integrada na Vigilância em Saúde. “O podcast é uma das estratégias que apresentam características positivas no uso para a educação em saúde como uma ferramenta de disseminação de informações”, destaca.

Uma das apresentadoras do Podcrest, Ana Cristina Furtado, do Cerest-AM, ressalta que o podcast é usado para aumentar a informação sobre a importância da vigilância em saúde do trabalhador, tendo como público profissionais de saúde ou não. “Um podcast de linguagem acessível, facilitador de aprendizado e que estimula mudança comportamental”, afirma.

A entrevistada desse episódio, a coordenadora da Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) da FVS-RCP, Cassandra Torres, acrescenta que as notificações de violência, tema do episódio, é uma estratégia para avançar na definição de políticas públicas de prevenção e intervenção. A Viva pertence a Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GVDANT), do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP.

“A notificação de violência deve ser realizada pela saúde e pela educação, inclusive podendo ser utilizada também por outras instituições que compõem a rede de proteção, como os conselhos tutelares e equipamentos da assistência social. As notificações permitem a vigilância epidemiológica e consequente desenvolvimento de ações efetivas”, afirma Cassandra.

Nesta edição do Podcrest, os ouvintes podem contar com a apresentação das fonoaudiólogas do Cerest-AM, Socorro Soares e Ana Cristina Régis.

‘Podcrest’

O “Podcrest – Conversas e Referências em Saúde do Trabalhador” é um podcast que contempla recursos de educação em saúde voltada para a saúde do trabalhador e destinada a profissionais de saúde, de educação e de produção rural, instituições e associações, além da sociedade em geral.

A iniciativa é uma forma de estabelecer conexão do trabalhador com o Cerest-AM e técnicos que desenvolvem as atividades profissionais no setor integrante da FVS-RCP. Por meio da ferramenta, são realizadas interações, uso de linguagem informal, levando aproximação e conhecimento de forma mais leve e de entendimento fácil para o público.

Artigo anteriorProjetos de crédito rural elaborados em Santa Isabel do Rio Negro somam R$ 198,4 mil
Próximo artigoSaúde divulga informe epidemiológico de SRAG por Vírus Respiratórios no Amazonas