Polícia ambiental apreende 2 toneladas de pescado em Manacapuru

Em mais uma ação da operação Hórus, equipes do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), e da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) apreenderam duas toneladas de pirarucu em uma embarcação. A carga estava sendo transportada ilegalmente. O fato ocorreu na madrugada desta sexta-feira (24/07), nas proximidades do município de Manacapuru.

Durante patrulhamento fluvial, os policiais visualizaram a embarcação de grande porte e realizaram a abordagem. Nas buscas, eles localizaram o pescado e foi constatada a situação de ilegalidade pelo fato da captura ter sido realizada no período de defeso da espécie, conforme indicado na Instrução Normativa N˚34, de 18 de junho de 2004, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O responsável pela carga não apresentou nenhuma autorização dos órgãos competentes. Por isso, ele recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com o peixe apreendido, até a Delegacia da Polícia Civil de Manacapuru para os procedimentos legais.

O CPAmb e o BPAmb orientam que pescar, transportar e comercializar peixes do ambiente natural, que se encontram em período de defeso, configura crime ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas em Lei.

Artigo anteriorCães farejadores alemães conseguem detectar covid-19
Próximo artigoEstrela de O Vento Levou, morre aos 104 anos