Ação conjunta da Polícia Federal (PF) e o 2º Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro, na fronteira do Brasil e Colômbia, resultou na apreensão de aproximadamente 400 quilos de skunk, quarta-feira, no posto de controle naval da base militar de Ipiranga (AM).
A droga estava sendo transportada em uma balsa de bandeira colombiana com destino ao Brasil. O produto foi encontrado escondido entre uma carga de 6 toneladas de refrigerante, embaladas em garrafas Pet de várias marcas provenientes da Colômbia.
O esquema de armazenamento funciona da seguinte forma: as garrafas Pet eram cortadas ao meio para inserção dos tabletes de drogas, sendo posteriormente coladas e envasadas com uma espécie de tinta preta. Em seguida, o rótulo era recolocado de maneira a ocultar a presença das drogas em seu interior.
A droga está avaliada em aproximadamente R$ 2 milhões e será encaminhada para Superintendência de Polícia Federal em Manaus, para posterior incineração, após, autorização judicial.
Um cidadão colombiano, dono da embarcação e o comandante do barco, foram presos em flagrante e responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas na Justiça Federal.