Polícia Federal deflagra operação de repressão ao tráfico transnacional de drogas em Tabatinga

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 30, em Tabatinga, a Operação Bazuco, que visa a reprimir a prática de tráfico internacional de substâncias entorpecentes. Foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e dois mandados de prisão expedidos pela Justiça Federal a pedido da PF.

A investigação  iniciou após a apreensão de mais de 33 quilos de cocaína na forma de pasta-base que se encontravam ocultados em dois aparelhos de ar-condicionado, e que foram localizados pela PF no Porto de Benjamin Constant no dia 7 de março do corrente ano.

De acordo com as provas obtidas durante o Inquérito Policial, a organização criminosa investigada atuaria na remessa de drogas, tendo como modus operandi a ocultação dessas substâncias ilícitas nas estruturas de objetos tais como eletrodomésticos e cilindros de gás.

O nome da operação policial remete ao termo utilizado na Colômbia para se referir à pasta base, uma substância sólida, de coloração pardacenta, feita a partir de um subproduto do processo de produção da cocaína. Bazuco vem de “bazuca”, vocábulo popularizado para o armamento lança-foguetes, o qual possui substancial poder destrutivo, como uma analogia aos efeitos colaterais que o uso da cocaína pode provocar no organismo do ser humano.

Artigo anteriorFundação Amazonas Sustentável debate com setores da sociedade Reforma Tributária, Zona Franca de Manaus e sustentabilidade
Próximo artigoJustiça suspende processo que investiga José Serra e filha