Polícia Federal deflagra operação em cumprimento a 24 mandados de prisão

A Polícia Federal no Amazonas, deflagrou na manhã desta terça-feira, ação policial denominada “Operação Inocentes”, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em prática de crimes diversos em desfavor da Capitania dos Portos em Manaus/AM, dentre os quais se destacam tráfico de influência, corrupção, falsificação de Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR), dentre outros documentos emitidos pela Marinha do Brasil.

A ação ocorre, simultaneamente, nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro e Pará, com o cumprimento de 24 mandados de prisão preventiva (dentre eles, 08 militares), 07 mandados de busca e apreensão e 12 conduções coercitivas.
Também foi decretado, a pedido da Polícia Federal, o sequestro de bens e valores dos suspeitos no valor de aproximado de R$ 2,4 milhões, além da suspensão das licenças de 08 embarcações.

As investigações iniciaram-se a partir de denúncias e documentos elaborados pela Marinha do Brasil (MB), os quais encaminhavam diversas Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR) falsificadas, apreendidas durante fiscalizações de rotina realizadas nos rios da Amazônia.

A partir desses dados, a Polícia Federal conseguiu identificar um grupo de despachantes que atuava na falsificação e comércio ilegal desse tipo de documento. A quadrilha também contava com a participação de militares que atuavam em Manaus (AM), empresários e donos de embarcações.

O nome da operação faz alusão ao fato de que uma boa parte dos escritórios desses Despachantes se localizava nas proximidades da Capitania dos Portos, na “Rua dos Inocentes.”

Artigo anteriorCâmaras de segurança registram ação de assaltantes em loja de Manaus
Próximo artigoSerafim Corrêa propõe mudança na lei que trava instalação de empresas do PIM