Polícias Militares Guardiões do Purus, sediados no município de Lábrea (AM), foram agraciados com medalhas e diplomas em reconhecimento ao excelente trabalho no combate ao tráfico de drogas e outros crimes na região.
Comandados pelo tenente PM Laurenio, os guardiões da 4ª CIPM Onça têm exercido suas atividades com desenvoltura não só no combate intransigente às drogas e ao narcotráfico, mas também no desempenho policial ostensivo voltado à garantia do sossego, da paz e da tranquilidade dos moradores de Lábrea, com a neutralização efetiva, tanto na área urbana do município, quanto na área rural, da violência e da criminalidade em todos os seus matizes.
Engajados em quebrar um dos mais importantes pontos da rota de distribuição de droga para os principais centros consumidores do país, os guardiões do Purus mantém-se vigilante, diuturnamente, em pontos estratégicos da Transamazônica tonando-a menos vulnerável a ação do narcotraficante.
Independentemente do policiamento repressivo exercido na região do Purus, os Guardiões Onça do Purus desenvolve relevante ações de caráter social educativo voltado de prevenção às drogas através do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).
O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz.