Ponta Negra passa por limpeza para retirada de mureru da área de praia

Com as últimas chuvas em Manaus, a praia do Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste, acabou por ser tomada pela espécie de planta aquática conhecida na região como mureru, mais visível nas águas por ocasião da enchente e que pode ficar presa em madeiras, troncos e árvores na beira do rio.

A fim de garantir a segurança dos banhistas, na última quarta, 30, e nesta quinta-feira, 31, equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) realizaram limpeza no local, contando com 18 homens, um trator e uma caçamba para retirada do material e do lixo trazido pela água e preso às plantas.

O serviço contou com apoio do limpador hidráulico existente no complexo, que faz a higienização e varrição mecanizada da areia da praia. Já em operação, o limpador está sob a supervisão do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), que administra o complexo, e da Semulsp, funcionando inicialmente duas vezes por semana.

O limpador hidráulico é acoplado a um trator e realiza a limpeza de, no mínimo, dois metros quadrados a uma profundidade de 15 centímetros, com capacidade para remover detritos. A limpeza mecanizada produz um tratamento profundo, removendo não só os detritos que estão à vista na superfície da praia, mas também os que são enterrados pelo vento e pela chuva na camada superior. Além da varrição, o equipamento faz o arejamento da areia.

Normas

A Ponta Negra conta com um Corpo Permanente de Segurança composto por salva-vidas, bombeiros e equipes de atendimento à saúde, estando presente na praia até às 17h. Após esse horário, para a própria segurança do usuário, é proibido entrar no rio.

Outras proibições na praia são o uso de garrafas e objetos de vidro (copos e afins), de material perfurocortante (incluindo facas, mesmo de cozinha ou para a ceia) e a entrada de animais na areia, mesmo os de estimação.

Outra orientação importante para quem vai ao balneário é para que pais, mães e responsáveis nunca se afastem das crianças ou as percam de vista durante o banho.

Artigo anteriorDirigentes da Yamaha reclamam de restrição no crédito
Próximo artigoRelator na Câmara diz que antecipará parecer sobre impeachment de Dilma