Portabilidade de crédito consignado liderou queixas contra bancos em abril

Data da foto: 1988 Sede do Banco Central do Brasil.

A recusa de promover a portabilidade de operações de crédito consignado foi o principal motivo de reclamações contra bancos registradas em abril junto ao Banco Central (BC). De um total de 2.935 queixas feitas no mês passado, 849 (29,8%) foram sobre esse motivo. O Bradesco respondeu por 511 (60,1%) reclamações por recusa injustificada de portabilidade. Isso contribuiu para que o banco privado liderasse o rankingdas instituições financeiras de grande porte com mais reclamações em abril.

O segundo maior motivo de reclamação no mês passado foi a ocorrência de irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, ao sigilo ou a legitimidade das operações, com 438 queixas. Na terceira posição, estava o débito em conta não autorizado pelo cliente, com 174 reclamações. A insatisfação com respostas às reclamações e a cobrança de tarifas por serviços não contratados ocuparam o quarto e o quinto lugar, respectivamente, com 121 e 108 queixas registradas no BC, em abril.

Além do Bradesco, encabeçam a lista de insatisfação o HSBC (com clientela superior a 2 milhões), em segundo lugar; a Caixa Econômica Federal, em terceiro; o Santander, em quarto e o Banco do Brasil, em quinto. A posição dos bancos no ranking não é definida pela superioridade numérica de reclamações, mas por um índice que aponta o número de reclamações que a instituição recebeu no mês para cada 1 milhão de clientes.

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