Precisa de suplemento? Confira 16 alimentos ricos em vitamina D

A produção da vitamina D costuma ser associada à exposição solar, mas ela também pode ser obtida a partir do consumo de alguns alimentos, como óleo de fígado de peixe, carnes e frutos do mar.

O nutriente favorece a absorção do cálcio no intestino, sendo importante para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar diversas doenças como raquitismo, osteoporose, câncer, problemas cardíacos, diabetes e hipertensão.

Lista de alimentos ricos em vitamina D

A tabela a seguir indica a quantidade desta vitamina obtida a partir de cada 100 gramas de alimento:

Caso a exposição solar não seja suficiente para obter as quantidades diárias de vitamina D, é importante consegui-la por meio da alimentação ou de suplementos vitamínicos. Nas crianças a partir de 1 ano de idade e em adultos saudáveis, a recomendação diária é de 15 mcg de vitamina D, enquanto as pessoas mais velhas devem consumir 20 mcg por dia.

Vitamina D para vegetarianos

A vitamina D só está presente em alimentos de origem animal e em alguns produtos fortificados, não sendo possível encontrá-la em fontes vegetais como frutas, verduras e grãos.

Por isso, os vegetarianos estritos ou veganos que não consomem ovo, leite e derivados precisam obter a vitamina através de banhos de sol ou por meio de suplementação indicada pelo médico ou nutricionista.

Quando tomar suplemento de vitamina D

Os suplementos de vitamina D devem ser usados quando os níveis dela no sangue estão abaixo do normal. A deficiência grave dessa vitamina em crianças é conhecida como raquitismo e nos adultos, osteomalácia, sendo necessário realizar exame que permitam identificar a quantidade dessa vitamina no sangue, que é indicada como 25-hidroxivitamina D.

Geralmente, os suplementos de vitamina D são acompanhados por outro mineral, o cálcio, tratando um conjunto de alterações no metabolismo ósseo, como a osteoporose.

Os suplementos devem ser usados sob orientação de um profissional de saúde, podendo ser recomendados pelo médico ou pelo nutricionista em cápsulas ou em gotas. (Com informações do portal Tua Saúde)

Artigo anteriorAnvisa: delegação argentina foi informada a tempo sobre irregularidade
Próximo artigoSetembro Verde: HPS João Lúcio realiza simpósio sobre doação de órgãos e tecidos para transplante