Prefeitura inicia serviço de telemonitoramento de casos de tuberculose em Manaus  

A Prefeitura de Manaus iniciou na segunda-feira, 23/11, o serviço de telemonitoramento, para acompanhar pessoas diagnosticadas com tuberculose. O serviço, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai atender todos os casos novos em tratamento de tuberculose e que são acompanhados por profissionais das unidades de Saúde da rede municipal.

“O telemonitoramento pretende acompanhar, por meio de ligações telefônicas, os pacientes com tuberculose como forma de estimular a adesão ao tratamento, dando suporte de acordo com as demandas apresentadas e oferecendo orientações. É mais uma estratégia estabelecida pela Semsa, no sentido de favorecer a conclusão do tratamento de forma adequada e em tempo oportuno, garantindo a cura”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi

Os casos serão monitorados a cada 15 dias, até o terceiro mês de tratamento, com avaliação de adesão do paciente. “Um dos desafios no controle da tuberculose é evitar que os pacientes abandonem o tratamento. Manaus convive com o elevado percentual de casos novos que abandonam o tratamento, tendo registrado em 2019 uma taxa de abandono de 16,4%. E quando o tratamento não é concluído, o paciente continua transmitindo a tuberculose, o que mantém a circulação da doença entre a população”, alerta o chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, enfermeiro Daniel Sacramento.

O serviço de telemonitoramento, ressalta Daniel Sacramento, será realizado de forma a complementar as ações de controle da tuberculose que já são executadas nas Unidades de Saúde, que irão manter os fluxos de atendimento, monitoramento e avaliação dos casos, conforme recomendações do Ministério da Saúde, principalmente no que se refere à busca ativa de faltosos e avaliação de contatos sociais e familiares dos pacientes.

“Durante o monitoramento, caso seja constatada uma situação em que o paciente apresente, por exemplo, risco de abandono do tratamento, efeitos adversos ou necessidade de ajuste em relação à medicação, ele será encaminhado para o atendimento na Unidade de Saúde onde realiza o tratamento, quando será verificado o motivo do encaminhamento e, assim, os profissionais poderão definir as medidas necessárias para resolver o caso”, informa Daniel.

Ocorrência

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela microbactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (BK), que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas do corpo humano. O principal sintoma da tuberculose é a tosse. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório – pessoa com tosse por duas semanas ou mais – seja examinado. Mas também podem surgir sintomas como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.

Ainda considerada um sério e desafiador problema de saúde pública, a tuberculose causou adoecimento de 76 mil pessoas em todo o Brasil no ano passado, com 4,5 mil óbitos. Já no município de Manaus, em 2019, foram registrados 2.349 casos novos da doença, o que corresponde a um coeficiente de 107,6 casos por 100 mil habitantes.

“O telemonitoramento é mais uma das estratégias implementadas pela Semsa com o objetivo de reduzir a morbimortalidade da doença no município. A Semsa também tem procurado atuar para manter a alta cobertura da vacina BCG, que previne a tuberculose, a reforçar a ampliação das ações de vigilância e das recomendações de investigação dos casos, e do tratamento da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis, além da implantação da vigilância de óbito com menção da doença”, destaca Sacramento.

Transmissão

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis, que contêm bacilos, podendo transmitir a doença para outras pessoas. O tratamento é gratuito e disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS). A duração do tratamento é de, no mínimo, seis meses, e todos os pacientes que seguem o tratamento corretamente ficam curados.

 

Artigo anteriorCabo Maciel destaca treinamento de cães farejadores na Segurança Pública do Amazonas
Próximo artigoPlatão Araújo abre consultório de atendimento rápido para reduzir tempo de permanência de paciente na unidade