Presidente eleito da Argentina comemora decisão do STF

O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández usou as redes sociais para comemorar a decisão do Supremo Tribunal Federal que declarou como inconstitucionais as prisões após condenação em segunda instância. Fernández disse que há a mesma reivindicação no país vizinho e ainda usou a hashtag #LulaLivreAmanhã, em razão do que falaram os advogados do ex-presidente.

“O Supremo Tribunal Federal do Brasil decidiu que as sentenças de prisão só são executórias depois de trânsito em julgado. É o mesmo que reivindicamos na Argentina há anos. Valeu a pena a demanda de tantos. Lula Livre amanhã!”, declarou Fernández, que é professor da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires.

Durante a campanha eleitoral, Fernández visitou Lula em Curitiba e ecoou bastante o “Lula Livre”. O pedido de liberdade ao ex-presidente foi feito, inclusive, em seu primeiro discurso a uma multidão que comemorava em Buenos Aires logo após a vitória eleitoral sobre Maurício Macri.

Decisão do STF

O ex-presidente é um dos possíveis beneficiários da decisão do STF, tendo em vista que o processo do triplex do Guarujá não foi transitado em julgado. Lula foi condenado pelo ex-juiz federal Sérgio Moro, em julho de 2017, e foi preso em abril de 2018, após o TRF-4 chancelar a decisão de Moro. Apesar de ter passado pela 5ª turma do STJ, o processo ainda não foi finalizado e a defesa ainda pode recorrer.

A defesa de Lula já afirmou que vai entrar com pedido para soltura imediata de Lula. “Após conversa com Lula nesta sexta-feira levaremos ao juízo da execução um pedido para que haja sua imediata soltura com base no resultado desse julgamento do STF, além de reiterarmos o pedido para que a Suprema Corte julgue os habeas corpus que objetivam a declaração da nulidade de todo o processo que o levou à prisão em virtude da suspeição do ex-juiz Sergio Moro e dos procuradores da Lava Jato, dentre inúmeras outras ilegalidades”, dizem os advogados em nota.

Alberto Fernández

@alferdez

El Supremo Tribunal Federal de Brasil ha decidido que las condenas a prisión solo son ejecutables una vez que hayan quedado firmes.

Es lo mismo que venimos reclamando en Argentina desde hace años.

¡Valió la pena la demanda de tantos!

¡!

Ver imagem no Twitter
Artigo anteriorSTF derruba prisão em 2ª instância
Próximo artigoAugusto Nunes é um imbecil’, diz Rafinha Bastos