Primeira noite do Boi Manaus reúne 50 mil pessoas na avenida Itaúba

A primeira noite do Boi Manaus 2015, com início às 18h da sexta-feira, 23, reuniu um público de aproximadamente 50 mil pessoas na avenida Itaúba, Jorge Teixeira, zona Leste. À meia noite, uma queima de fogos, com duração de 5 minutos, contagiou os presentes na hora do “Parabéns a Manaus”, que foi puxado pelo artista Klinger Araújo. No ano passado, quando o circuito de trios estreou, mais de 20 mil pessoas passaram pelo local. O evento é realizado pela Prefeitura de Manaus, sob a coordenação da Fundação Municipal de Cultura, Eventos e Turismo.

“Temos que comemorar esses 346 anos de história que Manaus carrega. Não tem crise que nos intimide. Mesmo em um ano de recessão, estamos fazendo uma festa linda, trouxemos parte dela para a zona Leste e levamos a outra ponta para o famoso cartão postal da cidade, que é a Ponta Negra. Tenho certeza que Manaus, minha terra, meu amor, tem um futuro glorioso pela frente”, afirmou o prefeito Arthur Virgílio Neto, que subiu ao trio para parabenizar a cidade.

A primeira-dama de Manaus, Goreth Garcia, afirmou que levar a festa de comemoração do aniversário de Manaus para outras zonas da cidade é coerente com o slogan da Prefeitura. “Sempre ao seu lado. É assim que queremos e devemos estar”, disse.

Para o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, o saldo positivo de eventos desse porte reflete no quantitativo de público, organização e segurança. “Transcorreu tudo conforme o planejado. Algumas atrações inovaram este ano, trazendo até mesmo apresentação cênica à frente do trio, acompanhando e interagindo com o público”.

Um desses casos foi o da cantora Marcia Siqueira. Um grupo de bailarinos fantasiados acompanhou, com evolução coreografada, os 50 minutos de show da cantora, que trouxe toadas com pegada mais de ritual indígena. Foi um dos pontos altos da noite. Na sequência, Prince do Boi e P.A.Chaves fizeram uma apresentação de levantar a galera, relembrando toadas clássicas dos bumbas Caprichoso e Garantido, respectivamente.

Klinger Araújo cantou com a família, pois esposa e filho também participaram da apresentação. Já Tony Medeiros apresentou Dilemar Cardoso, a nova sinhazinha do Garantido, um dos principais itens do Festival Folclórico de Parintins, que dançou em cima do trio. A jovem, de 23 anos, enfrentou oito finalistas e foi eleita para o cargo na semana passada.

Edilson Santana, Carlos Batata – que trouxe a participação especial do cantor Jardell Bentes (Kuarup) – e Junior Paulain também se apresentaram para um público animado que sustentou as coreografias até o fim do evento, acompanhando o trio.

“Este e o segundo ano que venho. Para mim é muito importante essa valorização da Zona Leste, que é a que tem mais gente em Manaus”, afirmou a estudante Jacqueline Oliveira da Silva. O namorado dela, Railson Sousa Costa concorda. “Penso que Manaus não é feita de um só lugar. Então, privilegiar uma zona de cada vez seria o ideal”, sugeriu. Ambos são moradores do bairro Jorge Teixeira.

Artigo anteriorMaués terá nova usina e interligação nacional
Próximo artigoAbstenção no Enem atinge 25,31% no primeiro dia