A fiscalização da Secretaria Executiva de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) autuou, nesta quinta-feira (1º/3), um supermercado de uma grande rede no bairro Japiim, zona sul de Manaus, por manter nas prateleiras produtos vencidos.
Segundo os fiscais, foram encontrados quase duzentos itens impróprios e/ou inadequados para o consumo. A ação, que durou praticamente todo o dia, resultou na lavratura de Auto de Constatação.
A equipe também registrou um Auto de Descarte, formalizando a inutilização dos produtos apreendidos. “A destruição dos itens impróprios tem a finalidade de evitar que o lojista recoloque os produtos na área de vendas. Assim, preservamos o resultado da fiscalização e a saúde do consumidor”, relatou Matheus Bustos, fiscal do Procon/AM.
Ainda segundo Matheus, entre as dezenas de itens inutilizados estavam achocolatados, barras de cereal, pizzas prontas, enlatados diversos, frutas e cortes de carnes. Somente de frango foram descartados quase 20kg. A multa pelas infrações pode ultrapassar os R$ 100 mil, em razão da quantidade apreendida.
Denúncias – As vistorias são realizadas na capital e no interior do estado. Para denúncias o Procon Amazonas disponibiliza o telefone 0800 092 1512. Além de produtos vencidos, podem ser denunciadas outras situações que demandem fiscalização, como demora na fila dos bancos, ausência de preços na vitrine, entre outras.