Procuradoria busca ‘saída honrosa’ para descartar Dallagnol da força-tarefa da Lava Jato

247 – O jornal O Estado de S.Paulo informa em sua edição desta quinta-feira (10) que procuradores discutem nos bastidores uma ‘saída honrosa’ para retirar Deltan Dallagnol da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

A ideia seria promovê-lo ao cargo de procurador regional, para atuar na segunda instância do Ministério Público Federal.

Esta solução depende de que Dallagnol se candidate à vaga, informa o jornal.

A conduta de Dallagnol é contestada após a divulgação pelo site The Intercept de conversas privadas no Telegram com integrantes de sua equipe e com o então juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro.

As conversas demonstraram as ilegalidades cometidas por Moro, Dallagnol e outros procuradores e trouxeram à tona o debate sobre a necessidade de anular sentenças no âmbito da Lava Jato.

Dallagnol é alvo de ações no Conselho Nacional do Ministério Público, órgão que fiscaliza a atuação de procuradores.

Ele evita falar sobre a sua remoção da coordenação da Lava Jato em Curitiba e sua candidatura ao posto de procurador regional.

O Procurador-Geral da República, Augusto Aras, recentemente empossado, acenou com a possibilidade publicamente. “Vai haver a promoção de 11 procuradores regionais da República nas próximas sessões. Ele (Dallagnol) pode ser promovido, até porque é um direito dele. Nem por isso deixará de responder (a representações no Conselho Nacional do MP)”, disse o procurador-geral da República em entrevista ao jornal Valor Econômico publicada na segunda-feira passada.

Artigo anteriorTemer recebe autorização da Justiça para viajar à Inglaterra e dar palestras
Próximo artigoTrump abandona Bolsonaro e decide não apoiar mais a entrada do Brasil na OCDE