A Polícia Militar dodo Amazonas, através da 4ª CIPM Lábrea, Guardiões do Purus, implantou no município de Tapauá o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD). O PROERD no município de Tapauá, que dispõe como instrutores os soldados PM Wesisclay e Soldado Gilberto Amorim, beneficiou seis escolas, das quais três estaduais e 3 municipais(Arthur Virgílio, Panteleão, Antônio Ferreira, Marizita, e Champagnat).
O PROERD, no município, começou no dia 14 do abril, com a participação da comunidade, e durou um mês.
Foram formadas mais de 500 crianças.
O PROERD, segundo o comandante da 4ª CIPM Lábrea, tenente PM Laurenio, teve grande aceitação da comunidade tapauanse principalmente pelas melhoras do comportamento dos alunos que participaram do curso.
A formatura de encerramento aconteceu no dia 17 de maio de maio, no centro cultural do município e foi prestigiada pelas autoridades do município. A informação é de que mais de 2 mil pessoas compareceram ao centro cultural.
O objetivo do PROERD, conforme destacou Laurenio, é trazer conhecimento e conscientização para as crianças que são um dos principais alvos dos traficantes de drogas para que elas resistam as drogas e sejam aliadas no combate ao tráfico e o aliciamento dos adolescentes.