Professor da rede estadual transforma escola de Manacapuru em referência no circuito de competições científicas

Mesmo com todos os desafios, educar com amor é revolucionário e pode mudar trajetórias. Foi assim que, em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), o professor da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Galileu Pires, viu sua vida mudar por meio do ensino e decidiu que era a hora de trilhar uma nova história junto aos estudantes do município.

“Após sair de uma profunda depressão, resolvi ser professor para contribuir com os alunos do interior”, conta o educador. “Foi quando encontrei um laboratório fechado e resolvi iniciar os projetos científicos de forma voluntária, na Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, onde encontrei muitos estudantes sonhadores, porém, desmotivados justamente por acreditarem que nunca teriam a chance de produzir um projeto científico”, explica Galileu.

E esses projetos foram longe. Um deles alcançou o 7º lugar no Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa global da Samsung que estimula os estudantes do Ensino Médio a desenvolver soluções para problemas locais, a partir da ciência e da tecnologia.

Idealizado por Galileu, o projeto “Máscara Canguru” trabalha no aperfeiçoamento de máscaras de pano, deixando-as mais seguras e possibilitando que sejam utilizadas por médicos, enfermeiros e equipe hospitalar de Manacapuru, no enfrentamento à Covid-19. Ao serem finalizadas, as máscaras foram distribuídas entre a equipe médica do município.

Além disso, em 2020, também sob a orientação do professor, os estudantes do Ensino Médio desenvolveram o projeto “AC-19”, iniciativa que consiste na elaboração de três dispositivos de robótica: uma pulseira com sensor, que informa sobre possíveis infecções por meio da temperatura corporal; um dispenser automático de álcool gel com sensor de aproximação; e um aferidor de temperatura com termistor de distância acoplado.

“Esses projetos mudaram a vida deles, e hoje a escola é referência no Amazonas, no circuito de competições científicas. Estamos entre os 20 melhores projetos do Brasil, feito já realizado em 2019, com o projeto ‘Fibra Algodonosa de Escama de Peixe’. Cinco alunos estão sendo treinados na metodologia STEM, que envolve Ciência da Natureza (Biologia, Física e Química), Matemática e conhecimento de programação e robótica. Logo, eles serão multiplicadores para os demais estudantes da escola, contribuindo no resgate da educação perdida nessa pandemia”, explana Galileu.

Motivação

Sobre a inspiração em trazer a ciência e a tecnologia para as escolas do município, o docente afirma que não se arrepende nem um minuto de levar novas perspectivas para os seus alunos.

“Eu me sinto extremamente feliz! Sou formado em Engenharia Mecânica e Biologia, com mestrado em Ecologia, e adquiri muito conhecimento. Após a morte da minha esposa, resolvi me dedicar à Educação. Até agora, só tenho elogios acerca dos trabalhos que desenvolvemos juntos em Manacapuru, tanto que, hoje, a escola é referência no Amazonas no circuito de competições científicas”, finaliza Galileu.

Artigo anteriorParintins tem programação cultural para celebrar 169 anos do município
Próximo artigoGoverno do Amazonas realiza 3ª Exposição de “Cocares Emoldurados” de artista parintinense