A Creche Municipal Maria Luiza, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, dará início as suas atividades na próxima segunda-feira, 11. A unidade atenderá 140 crianças de um a três anos e, para qualificar as práticas pedagógicas, 16 professoras que compõem o corpo docente passaram por formações da Gerência de Creches da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Entre os temas debatidos com os educadores está o papel do professor de creche e o planejamento pedagógico das atividades, mostrando de que maneira as 12 experiências educacionais que as crianças precisam ser submetidas durante a primeira infância podem ser trabalhadas em sala.
De acordo com a Gerente de Creches, Wissilene Brandão, a formação serve para auxiliar o professor em sua atividade diária, enaltecendo o desenvolvimento cognitivo das crianças por meio de brincadeiras e musicalização. “Os três primeiros anos são fundamentais para todo o desenvolvimento da vida humana, por isso o nosso trabalho de cuidar das crianças é essencial. Nessa fase, é bem intenso o desenvolvimento dos esquemas neurais”, explicou.
Durante a formação, as professoras apresentaram alguns brinquedos feitos de materiais recicláveis que serão usados nas atividades com os alunos. Um exemplo é o quadro sensorial, montado na sala do maternal 1, que servirá para ensinar o que é macio, duro e áspero através do toque.