Projeto de Lei de Felipe Souza Institui diretrizes para detectar DNA de HPV

Foto: Assessoria de Comunicação

No Estado do Amazonas, estima-se que em 2023, a incidência de câncer do colo do útero, que é predominantemente causado pelo HPV (Papilomavírus Humano) seja significativamente alta.

Segundo dados recentes, a taxa de mortalidade por câncer do colo do útero no Estado do Amazonas é de 11,5 por 100 mil mulheres, o que representa uma das mais altas taxas do país.

Estes números sublinham a urgência de medidas eficazes para o diagnóstico e combate ao HPV.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza esse teste gratuitamente para mulheres sexualmente ativas, incluindo homens transexuais e pessoas não binárias designadas como mulheres ao nascer. Apesar da existência desse programa, as taxas de incidência e mortalidade por câncer do colo do útero no Brasil permaneceram estáveis por décadas.

O objetivo do Projeto de Lei do deputado Felipe Souza (UB) é garantir o teste molecular de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) para detectar DNA de HPV acesso à promoção da saúde, ao diagnóstico precoce e ao tratamento oportuno do HPV com desenvolvimento de ações, debates e articulação entre órgãos públicos, sociedade civil, promoção de estratégias de prevenção, diagnóstico e combate ao HPV, entre outras.

O deputado Felipe Souza, tem sido um parlamentar ativo na luta por melhorias e avanços na área da saúde do Amazonas. Principalmente quando se trata de jovens e mulheres.

“Apresentei o projeto para que esses exames possam ser feitos por meio do DNA, já que é um exame mais moderno que também pode detectar o vírus com mais facilidade para que possa ser evitado e baixar os índices no Estado e os jovens e todas as pessoas possam se prevenir e cuidar mais da sua saúde”, enfatizou o parlamentar.

Teste

O teste molecular de PCR para detectar DNA de HPV é um método avançado e preciso para identificar a presença do vírus no organismo.

O teste é um recurso importante na triagem e no diagnóstico de infecções por HPV, ajudando na prevenção e no manejo de doenças relacionadas ao vírus, como o câncer cervical.

Funcionamento do teste

Coleta de Amostra
Extração de DNA;
Amplificação do DNA por PCR;
Detecção;
Interpretação dos Resultados.

Vantagens do Teste PCR para HPV

-Alta Sensibilidade e Especificidade: É capaz de detectar pequenas quantidades de DNA viral, oferecendo resultados precisos;

-Detecção de Múltiplos Tipos de HPV: Pode identificar e diferenciar entre os diferentes tipos de HPV, incluindo aqueles de alto risco para câncer.

Artigo anteriorProjeto de Lei do deputado Cristiano D’Angelo prevê apenas dias úteis na contagem de prazo de processo administrativo
Próximo artigoVídeo: avião da Azul decola nos metros finais da pista em Congonhas; veja