Projeto vai avaliar o resultado de fertilização por CO2 no Amazonas‏

Projeto será composto áreas de tamanho aproximado de 700 m²

O projeto Amazon Free Air CO2 Enrichiment (Face), a ser implantado na Reserva Biológica do Cuieiras (AM), avaliará o potencial de fertilização de gás carbônico (CO2) no possível aumento na produção de fotossíntese, eficiência do uso da água, o destino do carbono adicional nas folhas, troncos e raízes, mudanças na composição da comunidade biológica e impactos nos estoques de carbono e outros nutrientes do solo.
O projeto Amazon Face será composto de quatro áreas de controle – de tamanho aproximado de 700 m² – isoladas por tubulações que irão borrifar gás carbônico para o interior das áreas circulares de floresta natural da Reserva Biológica do Cuieiras (BR174 Manaus – Boa Vista, Km 50) onde será verificadas todas as reações da floresta ao aumento da concentração desse gás.

Além do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), participarão do projeto a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Oak Ridge National Laboratory (ORNL) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O projeto

De acordo com o pesquisador do Inpa e um dos responsáveis pelo planejamento do projeto, Antonio Manzi, esse tipo de experimento já vem sendo realizado nas regiões temperadas.

A ideia, agora, é avaliar quais serão os efeitos em região onde o clima é equatorial e aumentar a concentração de gás carbônico atmosférico em 40%, 50% da concentração atmosférica atual, em quatro áreas de mais ou menos 700 m², e assim verificar de que forma a floresta vai reagir a estas condições.

“Nos experimentos vamos simular até que ponto a floresta amazônica consegue absorver o excesso de gás carbônico emitido pelas atividades humanas, e assim verificar os efeitos que podem ser benéficos, como maior produção de biomassa e menor perda de água das folhas. Agora se o efeito for fraco, significará que a floresta estará mais suscetível ao aumento de temperatura e a maior variabilidade interanual dos regimes de chuvas previstos pelos modelos climáticos”, explicou o pesquisador da Unesp, David Lapola.

De acordo com os pesquisadores envolvidos no projeto, essa quantidade excessiva de gás carbônico na atmosfera pode ser benéfica para a floresta no processo de fotossíntese.

“Em geral quanto mais gás carbônico na atmosfera menos os estômatos – estrutura da epiderme de parte aéreas das plantas responsável pelas trocas gasosas entre a planta e ar atmosférico – precisam abrir para capturá-lo, e portanto perde menos água por transpiração, o que significa uma melhora na eficiência do uso da água, e isso pode ser um fator muito importante nos cenários futuros de mudanças climáticas”, explica Manzi.

Efeito estufa

Hoje em dia o gás carbônico é o gás que é liberado em maior quantidade pelas atividades humanas, principalmente pela utilização de combustíveis fósseis, e tem a propriedade de absorver a radiação emitida pela superfície da Terra, segundo Manzi.

Os pesquisadores alertam que o aumento da concentração desse gás na atmosfera intensifica o efeito estufa natural da atmosfera.

“O que esta provocando as mudanças climáticas globais são as emissões de gases do efeito estufa, como vemos frequentemente na mídia. O homem vem retirando uma grande quantidade de carvão mineral, de petróleo, de gás natural do subsolo, e quando queima esses combustíveis para gerar energia acaba produzindo e liberando esses gases para atmosfera, e o de maior quantidade é o gás carbônico”, alerta Manzi.

Decorrente da queima de combustíveis fósseis desde o início da era industrial e mudança de uso da terra, principalmente dos desmatamentos das regiões tropicais, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera aumentou cerca de 40%, segundo dados de monitoramento global de CO2.

 

Fonte – Inpa

Artigo anterior“Escândalo da Pampulha”: tremeu as bases do governo do Amazonas, foi esquecido e não deu em nada
Próximo artigoPrograma Mesa Brasil celebra 10 anos no Amazonas