Queimadas – Manacapuru e mais 11 municípios entram em estado de emergência

O governador do Amazonas, José Melo, prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto e por mais 11 prefeitos do interior com apresentado alto índice de focos de queimadas ou incêndios florestais decreto de Situação de Emergência, nesta terça-feira, 13.  Além de Manaus, decretaram estado de emergência os municípios de Manacapuru,  Autazes, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara,  Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

O ato aconteceu na sede do Governo do Estado, que fica na avenida Brasil, zona Oeste da capital.

O decreto de Situação de Emergência tem como base o parecer técnico elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e a Defesa Civil do Estado, considerando os efeitos negativos do El Niño, que tem causado a redução significativa da precipitação pluviométrica na Região Amazônica, além da interferência humana que agrava ainda mais os efeitos danosos da seca.

A previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) é de que os próximos três meses ainda sejam de estiagem. Mesmo com o início da estação chuvosa, estudos apontam que o fenômeno El Niño ainda estará muito forte na Região. Deve chover, mas permanecendo abaixo do esperado.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que a incidência de focos de calor na Amazônia aumentou cerca de 80% em relação ao ano de 2014, no Amazonas o crescimento foi de 89%. “Até primeira quinzena de setembro os focos de calor estavam concentrados nos municípios do Sul do Estado. A partir da segunda quinzena do mesmo mês esse foco passou para Região Metropolitana de Manaus e dos 15 municípios mapeados, oito estão inseridos no decreto de Situação de Emergência”, disse Antonio Stroski, secretário da Sema.

 

Artigo anteriorJustiça Federal bloqueia R$ 1,2 milhão do ex-prefeito de Boa Vista do Ramos
Próximo artigo“Playboy” vai deixar de publicar fotos de mulheres nuas