Queiroga promete insumo nacional para agosto, mas avisa: ministério não tem ‘vara de condão’

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga afirmou que a Fiocruz deve começar a produzir o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) a partir de agosto. Com o insumo, o Brasil teria uma vacina para Covid-19 100% nacional.

“Hoje eu vi aqui a produção do IFA nacional. Acredito que no mês de agosto já tenhamos IFA produzido na Fiocruz. Isso representa uma conquista excepcional. Autonomia do Brasil e dispensa a necessidade de importação desse insumo para que a Fiocruz produza vacinas”, declarou.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, na visita do ministro às instalações da Fiocruz para produção da vacina Astra/Zeneca, no Rio de Janeiro.

O atraso na chegada do insumo de fora do Brasil fez com que a produção do imunizante atrasasse em fevereiro, o que também ocasionou um entrave no cronograma de vacinação.

Agora, a expectativa é de que as vacinas 100% brasileiras cheguem à população já a partir de setembro. Foi o que afirmou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, presente na visita de Queiroga.

“Não temos vara de condão”

Apesar do otimismo quanto ao insumo nacional, o ministro explicou que não há estratégias imediatas para aceleração da vacinação no país. Algumas cidades têm sofrido com a falta de imunizantes e até tiveram que interromper o processo.

“O ministério não tem ‘vara de condão’ para resolver todos os problemas. A gente trabalha todos os dias para trazer alternativas para a população brasileira”, disse

Artigo anteriorBob Wolfenson relembra ensaio nu de Maitê Proença na Itália
Próximo artigoInscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa vão até dia 30 de abril