Raiff Matos alerta famílias para vulnerabilidade das crianças ao assédio de pedófilos

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o vereador Raiff Matos (DC) fez um alerta às famílias para situações que colocam as crianças vulneráveis ao assédio de pedófilos. O vereador falou sobre os riscos na internet e nos chamados games online. 

“Nesses jogos online, as crianças interagem com desconhecidos ficando vulneráveis para o acesso de pedófilos que se infiltram nesses espaços para atrair suas vítimas. Os pais precisam acompanhar os seus filhos, “ argumentou.  O vereador também disse que é necessário observar a faixa etária desses jogos, além de limitar o acesso a jogos violentos e com conotação sexual. “No momento da compra desses jogos, muitas vezes não se observa essa limitação de idade indicada nas embalagens”, disse. 

 O vereador Raiff Matos também alertou sobre o cuidado das famílias com o acesso de seus filhos a músicas, filmes e outros produtos culturais que incentivam a erotização das crianças. “Essa cultura é danosa e gera confusão na cabeça das crianças sobre aquilo que é certo e errado para a sua idade. Por tudo isso, as famílias precisam ser vigilantes, pois os dias são maus”, afirmou o vereador.

Disque-denúncia contra pedofilia

Tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM) projeto de lei 175/2021 do vereador Raiff Matos (DC) com o objetivo de ampliar a segurança e a proteção das crianças nas escolas do sistema de ensino público e privado. O projeto determina a fixação de algum instrumento de comunicação (placas, cartazes ou banners) informando os endereços e os telefones dos conselhos tutelares e os telefones dos disque-denúncia nos estabelecimentos de ensino.

O objetivo é ampliar a acessibilidade aos canais para recebimento de denúncias contra a pedofilia, dentre outros abusos. Além do disque 100, foram incluídos o disque 181 (que inclui denúncia para todo tipo de crimes) e o telefone da delegacia especializada nesse tipo de crime, no 3656-7445.

Artigo anteriorErnesto Araújo diz à CPI da Pandemia que não houve atritos com a China
Próximo artigoColuna – Títulos na Europa deixam Ymanitu Silva próximo de Tóquio