RDS do Tupé terá programação especial para comemorar 10 anos de criação

A Prefeitura de Manaus comemora, no próximo dia 29, o aniversário de 10 anos de criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, a primeira e única unidade de conservação municipal na categoria RDS. Uma programação especial foi elaborada para marcar a data e contará com a participação de moradores das seis comunidades que integram a RDS do Tupé – Julião, Livramento, Agrovila, Tatu, Colônia Central e São João do Tupé.

As festividades acontecerão, ao longo de todo o dia, das 9h às 17h, na praia da comunidade São João do Tupé, um dos principais cartões-postais da reserva.

A RDS do Tupé tem aproximadamente 5 mil habitantes, distribuídos num espaço territorial de 11.973 hectares. Foi criada por meio do Decreto 8044/2005, com a finalidade de servir de polo para o desenvolvimento das comunidades com a implantação de projetos sustentáveis, de baixo impacto, como o turismo de base comunitária, roçados ecológicos, implantação de sistemas agroflorestais, entre outros.

Está localizada a aproximadamente 25 km da zona urbana da Manaus, com acesso por via fluvial, e possui importância estratégica dentro do mosaico de unidades de conservação do baixo Rio Negro formado pelo Corredor Central da Amazônia. A localização da reserva é privilegiada, próxima ao chamado Estreito, área importante para o controle da região, através da proteção e fiscalização efetiva da navegação do Rio Negro.

Para o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes, são muitos os motivos a serem comemorados nestes dez anos de existência da RDS do Tupé. “A RDS tem um papel importante em conciliar homem e natureza, conservação e melhoria de vida das pessoas que ali residem, garantindo o modo de vida tradicional.

Ao longo de 10 anos de atuação da Semmas na área, acumulamos avanços como o apoio ao fortalecimento organizacional das comunidades, melhoria nas estruturais sociais, regulamentos específicos sobre o uso racional do território, diversas iniciativas para promover o turismo local e tudo isso só foi possível pela construção coletiva em todos os processos”, observa.

TUPÉ - ZONA RURAL 30 TUPÉ (1) TUPÉ 3

Artigo anteriorEm Lábrea, 19 pessoas são presas durante execução da Operação Presença XXIV
Próximo artigoCorridas da inclusão reúnem mais de 2 mil pessoas na Ponta Negra