Reabertura de escolas seria segura com limite de 20% dos alunos, mostra simulador

A proporção máxima de estudantes que poderiam voltar às aulas presenciais no Estado de São Paulo com nenhuma infecção ou baixo risco de contágio pelo novo coronavírus está entre 6,86% e 20,27%, considerando o cumprimento dos protocolos sanitários.

No cenário em que a minoria segue as recomendações, seria preciso ter de 3,73% a 11% da quantidade de alunos no colégio para uma reabertura com maior segurança. Isso é o que calculam os pesquisadores dos grupos Ação Covid-19 e Rede Escola Pública e Universidade, que lançaram esta semana uma ferramenta pública de simulação sobre riscos da reabertura das escolas.

O plano de retomada gradual de aulas no Estado prevê o retorno de 35% dos estudantes em uma primeira etapa. Seguindo esse planejamento, o simulador de dispersão do vírus mostra que, mesmo que alunos, professores e funcionários respeitem as medidas de distanciamento social e de higiene, de 11% a 46% dos indivíduos estariam infectados após 60 dias letivos, a depender das características das escolas. Inicialmente, o governo cogitou o retorno com a parcela de 20% dos alunos na primeira fase, mas a ideia foi abandonada depois.

Fonte/Notícias ao Minuto

 

 

Artigo anteriorBrasil tem mais 1.054 mortes e 30.355 casos de covid-19 confirmados
Próximo artigoPapa pede que se pare de instrumentalizar religião para incitar ódio