Recomendações para implantação e utilização de teste rápido de antígeno de Covid-19 é tema de palestra para o interior

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) promoveu nesta quinta-feira (25/02) a web palestra para capacitar profissionais da saúde sobre a implantação e utilização do Teste rápido de Antígeno para detecção de infecção pelo SARS-CoV-2, nos 61 municípios do interior do estado. A iniciativa é uma parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A palestra foi conduzida pela farmacêutica do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS), Auxiliadora Novais, que reforçou os protocolos para aplicação do teste antígeno. “Esses testes quando bem aplicados dão resultado em minutos e, como o RT-PCR (biologia molecular), revelam infecção ativa pelo novo coronavírus”, informou.

A orientação foi transmitida, ao vivo, pelo Sistema IPTV da UEA-Telessaúde, pelo aplicativo Mano Web e pelo canal no YouTube tessaudeamazonas.

Teste de Antígeno – O Amazonas recebeu 62.400 novos testes de Covid-19, que foram disponibilizados gratuitamente para usuários da rede pública de saúde em todo o estado. Uma quantidade de 50 mil foi destinada aos municípios e 12 mil para a capital.

Uma nova remessa, com 60 mil testes, é aguardada para chegar esta semana à capital amazonense. O insumo estratégico é fruto de uma doação feita pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), com o objetivo de acelerar a detecção de novos casos e, consequentemente, trazer mais efetividade no combate à doença durante a pandemia.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

 

 

 
 

 

 
Artigo anteriorEm plena Pandemia, mais de 20 mil cirurgias foram realizadas pela rede estadual de saúde entre dezembro e janeiro
Próximo artigoBoletim da FVS informa a Situação Epidemiológica da Covid-19 no Amazonas, nesta quinta-feira (25/02)