O Recordar é TV de terça-feira, dia 24, exibe um especial em homenagem à memória do violonista Baden Powell. Atração resgata a entrevista do músico o programa “Baden muito especial”, exibido na antiga TVE do Rio de Janeiro, em 1994. O Recordar é TV vai ao ar às 22h45, na TV Brasil.
Baden Powell é considerado um dos maiores violonistas de todos os tempos. No programa, ele conversa com o jornalista Fernando Lobo, fala de sua trajetória e conta histórias de sua carreira. Baden também toca suas principais canções, como “Samba em Prelúdio”, “Canto de Ossanha” e “Berimbau”.
No programa, que combina apresentação musical com bate-papo, Baden conversa sobre suas viagens ao exterior e shows mundo afora. Diz que seu principal parceiro artístico é o poeta Vinícius de Moraes.
Em “Baden muito especial”, o músico apresenta para o público seus filhos o também violonista Louis Marcel e o pianista Philippe Powell. Então adolescentes, com 12 e 16 anos, os dois jovens já demonstravam grande talento musical. Eles tocaram sucessos como “Samba de Benção” junto com o pai.
Com uma técnica apurada e estilo único, Baden misturou o popular com o erudito: tocou músicas clássicas de Johann Sebastian Bach em forma de jazz ao mesmo tempo em que encantou o mundo com a melodia de seus afro-sambas.
Ao longo da vida,o músico transitou pela música erudita, choro, samba e jazz. A familiaridade com tantos estilos lhe rendeu uma sonoridade que poucos músicos conseguiram reproduzir. Costumava a dizer que o violão era “sua metade”.
Baden Powell morreu aos 63 anos, em 2000. Seu nome é uma homenagem ao militar britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, que criou o Movimento Escoteiro em 1910, de quem seu pai era fã.
O programa Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material preservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.
Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração. O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.