Reino Unido da Liberdade é campeã do grupo especial do Carnaval de Manaus 2017

Somando 268,5 pontos, a escola de samba Reino Unido da Liberdade é a campeã do grupo especial do Carnaval de Manaus 2017. A escola repete o título do ano passado, que foi dividido com a Mocidade Independente de Aparecida. Em segundo lugar ficou a escola de samba Vitória Régia, com 266,9 pontos. A Grande Família conquistou a terceira colocação, com 266,8 pontos.

Quarta agremiação da noite de desfile, a Reino Unido da Liberdade chamou a atenção para a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente com o enredo “No Reino das fontes de vida, o Morro em movimento sustentável faz a diferença”. A escola do Morro da Liberdade, Zona Sul, deu o exemplo com fantasias feitas a partir de materiais recicláveis como garrafas PET, além de sementes, cipós e outros produtos regionais.

A Vitória Régia, segunda colocada, foi a penúltima escola a se apresentar no Sambódromo, defendendo o enredo “Olhos vendados, mãos firmes: a Verde e Rosa clama por Justiça”. Com mais de 40 anos de trajetória, a agremiação da Praça 14, Zona Sul, escolheu falar sobre a Justiça, enfocando o tema a partir de diversos aspectos, da chamada “justiça divina” à justiça dos homens, desfilando personagens como juízes, presidiários e até Xangô, o Orixá da Justiça.

Já a terceira colocada, a Grande Família, fez uma comemoração dupla pelos seus 30 anos de trajetória no Carnaval amazonense e pelos 36 anos do seu reduto, o bairro São José Operário, na zona leste. Com o enredo “Grandes sonhos, Grande Família, Grande Circular… Meu São José, fonte viva de histórias e cultura popular”, a escola se voltou para suas raízes numa grande confraternização com foliões e torcedores da comunidade.

Os jurados avaliaram enredo, samba enredo, mestre-sala e porta bandeira, evolução, alegoria e adereços, harmonia, fantasia, comissão de frente e bateria.

Excepcionalmente, este ano não houve ascenso nem descenso de agremiações entre os grupos. A decisão da assembleia da Comissão Executiva das Escolas de Samba de Manaus (CEESMA), que agrega as escolas do Grupo Especial, foi motivada pela crise financeira que muitas delas atravessam. Antecipando a resolução da Comissão, a União das Escolas de Samba do Amazonas (Uesam), que reúne as escolas dos Grupos A, B e C, também definiu que não haveria ascenso nem descenso nesses grupos.

Por ordem de pontuação, as outras escolas ficaram nas seguintes colocações:

4º Mocidade Independente de Aparecida – 266,7
5º Unidos do Alvorada – 265,8
6º Andanças de Ciganos – 265,6
7º Vila da Barra – 263,9
8º Sem compromisso – 261,3

Grupo de acesso

Nos grupos de acesso, os títulos ficaram com a agremiação Primos da Ilha, no grupo A, com 179,2 pontos; Mocidade Independente do Coroado, no grupo B, com 179 pontos; e Leões do Barão Açu, no grupo C, com 166,20 pontos.

Artigo anteriorEm Silves, dois homens armados com faca brigam pelo amor de uma mulher
Próximo artigoMangueira e Portela encerram desfiles na noite de hoje