Relatório dos EUA sobre morte de Khashoggi deve se concentrar em príncipe da coroa saudita

Príncipe da coroa saudita, Mohammed bin Salman, em Riad 20/2/2021 Divulgação/Saudi Press Agency

O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve tornar público um relatório de inteligência na quinta-feira que conclui que o príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman aprovou o assassinato do jornalista Jama Khashoggi em 2018, segundo afirmaram quatro fontes familiarizadas com o assunto.

A publicação do documento representaria a mais recente iniciativa de Biden para realinhar os laços com o governo de Riad após Washington passar anos relevando o histórico de direitos humanos, a participação na guerra civil do Iêmen, além de outras questões relacionadas ao seu importante aliado árabe e grande produtor de petróleo.

A divulgação do relatório deve coincidir com a primeira conversa telefônica, possivelmente na quarta-feira, entre Biden e o rei saudita Salman desde a chegada do democrata à Presidência.

Biden está deslocando a política externa norte-americana da relação acalorada que a Casa Branca de seu antecessor Donald Trump tinha com o príncipe da coroa. Biden está tentando trazer o contato com Riad de volta para as linhas tradicionais de abordagem antes dos quatro anos de Trump.

A porta-voz da Casa Branca Jen Psaki disse a jornalistas na quarta-feira que Biden se comunicaria apenas com o rei, que tem 85 anos, e que o relatório de Khashoggi estava pronto para publicação e sairia em breve.

Khashoggi, jornalista saudita de 59 anos e colunista do jornal Washington Post, foi chamado até o consulado saudita em Istambul no dia 2 de outubro de 2018 e morto por uma equipe de agentes ligados ao príncipe saudita, o governante efetivo do reino. Seu corpo foi então desmembrado e seus restos mortais nunca foram encontrados.

Artigo anteriorNave Crew Dragon vem mostrando ótimo desempenho na ISS após quase 100 dias
Próximo artigoEmpresas cotadas em bolsa do Reino Unido aumentam presença feminina