Reprovação do governo Temer dispara, aponta pesquisa Datafolha

A popularidade do presidente Michel Temer (PMDB) despencou desde julho, segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste domingo pelo jornal Folha de S.Paulo. De acordo com o levantamento, 51% dos brasileiros consideram a gestão do presidente ruim ou péssima, ante 31% em julho.

Já aqueles que veem o governo do peemedebista como regular caíram de 42% para 34%. Os que avaliam a gestão como ótima ou boa passaram de 14% para 10%. Nesta pesquisa, 5% dos entrevistados afirmaram não saber avaliar o governo.

Para 40% da população, a gestão de Temer é pior que a anterior, de Dilma Rousseff (PT). Para 34%, é igual e, para 21%, é melhor.

A pesquisa ainda aponta que 65% consideram o presidente falso, 63%, muito inteligente e, 75%, defensor dos mais ricos. Metade dos brasileiros veem Temer como autoritário e 58%, desonesto.

O levantamento foi realizado entre 7 e 8 de dezembro, antes das menções a Temer durante a delação da Odebrecht serem divulgadas.  O Datafolha ouviu 2.828 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Percepção da população sobre a economia piorou

Além da queda na popularidade de Temer, a percepção da população sobre a economia piorou. Para 66% dos entrevistados, a inflação vai aumentar. Outros 19% apostam que o índice ficará como está e, 11%, preveem queda.

Já o crescimento do desemprego é apontado por 67% dos entrevistados. Outros 16% acham que o desemprego diminuirá e, 14%, que o índice ficará estável.
Em relação ao poder de compra, 59% dos entrevistados pensam que haverá diminuição, 20%, que não haverá alteração e 15%, que aumentará.

Sobre a situação financeira pessoal dos entrevistados, a percepção de piora foi apontada por 50%. Para 38%, a situação permaneceu a mesma e, para 10%, melhorou.

Quanto ao futuro da economia, 41% acha que se deteriorará, 27%, que não será alterada e, 28%, que ficará melhor. Do ponto de vista pessoal, 27% aguardam piora nas finanças, 37%, melhoria e, 32%, estabilidade.

 

O Índice Datafolha de Confiança caiu de 98 pontos em julho para 87 nesta pesquisa, mesmo patamar registrado em fevereiro.

Artigo anteriorReprovação do governo Temer dispara, aponta pesquisa Datafolha
Próximo artigoBolívia aumenta salário mínimo em 10,8% no Dia Internacional dos Trabalhadores