Restaurantes de flutuantes da orla de Manaus recebem ação da Visa Manaus

Fiscais da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizaram, sexta-feira, 10, inspeção em quatro restaurantes de flutuantes nas orlas dos rios Tarumã e Tarumã-Açu, zona rural de Manaus.

O trabalho compreende a avaliação de itens que compõem um check-list, que integra as atividades de rotina realizadas pela Visa Manaus, com a finalidade de assegurar as condições sanitárias exigidas pela legislação brasileira às populações da região e aos visitantes que estarão na cidade participando das competições e jogos previstos no calendário da Olimpíada 2016.

Atesto Sanitário

As ações acontecem imultaneamente em várias partes da cidade. Cinco equipes com quatro fiscais cada uma estão realizando, nos turnos da manhã e tarde, a fiscalização de hotéis, motéis, restaurantes, bares, pontos de venda de açaí e cafés da manhã.

insperção visa9

São alvos de avaliação nos estabelecimentos, a vistoria de piso, parede e teto; utensílios, móveis, geladeiras e freezers, colchões, lençóis e rouparia íntegros; uniforme completo dos funcionários e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual); condições sanitárias pessoais dos manipuladores; documentos pertinentes a licença em local visível e válido; aplicação dos serviços de controle de pragas; banheiros higienizados e equipados com água, sabão líquido e toalhas adequadas em número suficientes para ambos os sexos.

Também é exigida a apresentação de planilha de treinamento dos funcionários sobre higienização das mãos; atestados de saúde dos funcionários; ciclo de monitoramento dos resíduos, coleta, segregação e destinações adequadas; acondicionamento adequado dos alimentos; controle de água de consumo e serviços; integridade dos alimentos em relação à qualidade, validade e exposição.

Uma das novidades nesta inspeção é que o resultado fornecido no mesmo dia, uma vez que cada grupo de fiscais está utilizando um tablet para o envio das informações online.

Artigo anteriorBotafogo enfrenta o Vitória para sair da lanterna
Próximo artigoZona Franca Verde é debatida com instituições de Boa Vista‏