Retrospectiva: as 15 maiores tragédias que abalaram 2014

Os últimos 12 meses trouxeram surpresas bastante tristes para muitos de nós. Em 2014, o mundo ficou chocado com uma série de acidentes aéreos, naufrágios e fenômenos da natureza com consequências mortais. Relembre agora as 15 tragédias que mais abalaram o Brasil e o Mundo neste ano que passou:

1. Desaparecimento do voo Malaysia Airlines MH370

No dia 8 de março, um avião da Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo que seguia para Pequim perdeu contato com o controle de tráfego aéreo depois de deixar a capital malaia, Kuala Lumpur.

Na época, um fato que chamou muita atenção foi que os celulares das pessoas que estavam no voo continuaram chamando por várias horas depois do sumiço. Até hoje, os destroços da aeronave que fazia o voo MH370 ainda não foram encontrados.

2. Viatura da PM arrasta corpo de mulher baleada

Na manhã dia 16 de março, uma viatura do 9º BPM foi flagrada com o porta-malas aberto, de onde pendia o corpo de uma mulher que foi baleada no pescoço e nas costas durante uma operação policial realizada mais cedo na comunidade Congonha.

viatura

Preso por um pedaço de roupa, o corpo foi arrastado por cerca de 250 metros, batendo contra o asfalto. Pedestres e motoristas tentaram avisar os PMs sobre o que estava acontecendo, mas eles não pararam. As cenas lamentáveis foram registradas em vídeo por um homem que dirigia atrás da viatura.

A mulher arrastada se chamava Claudia Silva Ferreira e tinha 38 anos. Ela trabalhava como auxiliar de limpeza e era mãe de quatro filhos, além de cuidar de mais quatro sobrinhos. Casada há 20 anos com um vigia, ela teria saído para comprar pão quando foi baleada.

3. Naufrágio de balsa na Coreia do Sul

No dia 16 de abril, um ferry que transportava 476 pessoas e tinha como destino a ilha de Jeju começar a se inclinar para um lado e naufragou na costa da Coreia do Sul. Entre os tripulantes, 325 eram estudantes do Ensino Médio. Ao menos 304 pessoas morreram, sendo que nove corpos permanecem desaparecidas.

O estudante Lim Hyung-min disse à rede de televisão YTN que ele e outros alunos saltaram no oceano com um colete salva-vidas e nadaram a um bote de resgate. Kim Seong-mok, também em entrevista à YTN, disse que algumas pessoas estavam presas no navio porque a inundação foi muito rápida e a inclinação impediu algumas pessoas de alcançarem as saídas.

A temperatura da água estava a cerca de 12 graus, o suficiente para provocar sinais de hipotermia após 90 minutos a 120 minutos, segundo um funcionário da equipe de resgate. Os alunos são de uma escola em Ansan, próxima a Seul, e estavam em uma viagem de quatro dias. O ferry partiu do porto de Incheon, ao oeste de Seul.

4. Linchamento de mulher confundida com sequestradora

Morreu na manhã do dia 5 de maio a dona de casa Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos. Ela foi espancada na região onde morava, no Guarujá, litoral de São Paulo, por diversos moradores da região.

O motivo das agressões teria sido um boato gerado no Facebook, que afirmava que uma mulher estava sequestrando crianças para rituais de magia negra. A página Guarujá Alerta postou o boato com um retrato falado semelhante à vítima, o que teria gerado a confusão.

linhamento

Fabiane sofreu traumatismo craniano e não resistiu aos ferimentos após dois dias internada no Hospital Santo Amaro. O espancamento aconteceu no bairro de Morrinhos, na noite do dia 3. Ela teria sido amarrada e agredida aos gritos de “Assassina!”. A Polícia Civil estima que até mil pessoas tenham ido até o bairro ver o linchamento.

5. Explosão de mina de carvão na Turquia

Uma explosão seguida de um incêndio em uma mina de carvão no dia 13 de maio matou 301 trabalhadores em Soma, na Turquia. O soterramento começou com um corte na energia elétrica, o que interrompeu o funcionamento dos elevadores e dutos de ventilação e ocasionou a explosão.

A tragédia fez com que mais de 10 mil pessoas fossem às ruas protestar contra o primeiro ministro, exigindo que as regulamentações de segurança fossem cumpridas.

6. Viaduto inacabado da Copa desaba em Belo Horizonte

Um viaduto que estava em construção na Avenida Pedro I, em Belo Horizonte, desabou na tarde de 3 de julho. Os trabalhos na avenida faziam parte das obras de mobilidade para a Copa do Mundo, mas não foram concluídos a tempo para o torneio mundial.

O acidente deixou pelo menos 15 pessoas feridas e causou duas mortes. Entre as vítimas fatais estava Hanna Cristina dos Santos, de 24 anos, motorista que dirigia um ônibus atingido pela estrutura.

7. Avião da Malaysia Airlines cai na Ucrânia

Um avião da Malaysia Airlines com 295 pessoas a bordo que voava de Amsterdã a Kuala Lumpur caiu no dia 17 de julho no leste da Ucrânia, onde rebeldes pró-russos enfrentavam as forças governamentais.

De acordo com Anton Gerashenko, conselheiro do Ministério do Interior da Ucrânia, a aeronave estava a uma altitude de 10 mil metros (33 mil pés) quando foi atingida por um míssil disparado por lançador modelo Buk.

Segundo os moradores do local, depois da explosão do voo MH17 da Malaysia Airlines a região foi infestada por uma “chuva” de corpos dos seus passageiros, danificando estruturas e colocando em risco a população.

8. Menino tem braço arrancado por tigre no Paraná

Um menino de 11 anos ficou com ferimentos graves no braço direito após ser atacado por um tigre na tarde do dia 30 de julho no zoológico de Cascavel (PR). Ele estava em um local proibido no recinto dos felinos quando foi atacado pelo tigre, chamado Hu.

tigre

Levada ao Hospital Universitário, a criança teve o braço amputado na altura do ombro. Apesar da gravidade dos ferimentos, o menino permanece estável e não corre risco de morrer. Vídeos gravados por outros visitantes do zoológico mostram que o menino havia pulado a grade de proteção antes da jaula. Ele corria na frente dos animais e colocava os braços entre as barras, de forma a encostar nos felinos.

9. Terremoto na China

No dia 3 de agosto, o distrito chinês de Ludian foi atingido por um tremor de magnitude 6,1 que aconteceu às 4h10 da madrugada (hora local) a uma profundidade de 10 quilômetros, resultando em pelo menos 410 mortos e 2.370 feridos. Cerca de 12 mil casas desabaram no povoado.

10. Morte de Eduardo Campos

O então candidato à Presidência da República Eduardo Campos, do PSB, faleceu em um acidente de jatinho no dia 13 de agosto. A aeronave caiu sobre uma área residencial na manhã no bairro do Boqueirão, em Santos. Além do político, mais seis pessoas morreram com a queda.

“A aeronave decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave. A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que possam ter contribuído para o acidente”, disse a nota oficial da Aeronáutica na época.

A morte do político comoveu o país, reunindo quase 100 mil pessoas para os rituais de sepultamento. Os candidatos Aécio Neves e Dilma Rousseff, além de outras lideranças como o ex-presidente Lula, compareceram ao funeral de Campos.

11. Naufrágio no Mato Grosso do Sul

No dia 24 de setembro, a Chalana (espécie de barco-hotel) paraguaia Sueño do Pantanal naufragou em Porto Murtinho (MS), na fronteira com a Bolívia. Das 26 pessoas que estavam na embarcação (a maior parte brasileira), 12 morreram e 2 continuam desaparecidas. O naufrágio teria sido provocado por ventos de até 100 km/h.

12. Acidente com ônibus de estudantes de Borborema

Uma colisão entre um ônibus de estudantes e uma carreta na noite de 27 de outubro, no km 368 da Rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira (SP-304), em Ibitinga, deixou 13 pessoas mortas.

Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o motorista da carreta perdeu o controle da direção, atravessou a pista simples da estrada e acabou batendo no ônibus que levava alunos da Escola Estadual Dom Gastão Liberal Pinto, da cidade de Borborema, a 30 quilômetros do local da colisão. Não havia faixa de sinalização na pista onde aconteceu o acidente.

acidente

Marcos Rhivera e Lucian Ticianell/ Portal Ternura FM

A lateral direita do ônibus foi completamente arrancada. Várias vítimas foram arremessadas no asfalto e algumas ficaram presas nas ferragens. Os estudantes assistiram a um concerto da Orquestra Sinfônica do Estado (Osesp) na Sala São Paulo, na região central da capital paulista.

13. Epidemia de cólera no Haiti

A epidemia de cólera continua causando vítimas no Haiti, onde 132 pessoas morreram e cerca de 15.000 foram infectadas pela doença em 2014, revelou um informe da Agência das Nações Unidas encarregada de situações de emergência (OCHA).

Desde o início da epidemia, em outubro de 2010, “um número inaceitável de pessoas foi afetado, com cerca de 712.330 casos suspeitos e uma estimativa de 8.655 mortos”, segundo o informe da OCHA, que citou o ministério de Saúde Pública e População (MSPP) haitiano. A organização Médicos sem Fronteiras (MSF) se queixou da falta de leitos disponíveis para receber os doentes.

14. Epidemia de Ebola

O número de pessoas infectadas com ebola passou 17 mil, afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS) no começo do mês. Mais de 6 mil pessoas morreram infectadas pela doença em 2014. A maioria das transmissões aconteceram na Guiné, Libéria e Serra Leoa.

De acordo com a OMS, Serra Leoa superou a Libéria no número de pessoas infectadas pelo ebola. A doença chegou rapidamente à capital liberiana e se espalhou por favelas lotadas, tornando o país o local com mais casos da doença e a maioria das mortes.

Dados publicados no dia 9 de dezembro mostraram que a Serra Leoa tinha 7.798 casos de ebola registrados, enquanto a Libéria tinha 7.719. A Libéria ainda tem mais mortes causadas pela doença.

15. Avião da AirAsia com 162 pessoas a bordo desaparece

Uma aeronave da AirAsia com 162 pessoas a bordo, que fazia o voo QZ8501, de Surabaya, na Indonésia, para Cingapura, desapareceu dos radares e perdeu o contato com o controle de tráfego aéreo às 7h24 do último domingo (28, horário local), cerca de 42 minutos depois de decolar. De acordo com a companhia, a aeronave é um Airbus A320-200 com o número de registro PK-AXC.

“A AirAsia Indonésia lamenta confirmar que o voo QZ8501 de Surabaya a Cingapura perdeu contato às 7h24 desta manhã”, declarou a companhia aérea pelo Twitter. As operações de busca e resgate ainda não localizaram os destroços.

Artigo anteriorPapa diz que Roma precisa de “renovação moral” ao criticar corrupção
Próximo artigoMenino de 2 anos mata mãe com tiro acidental nos EUA