Trechos de escutas telefônicas extraídos das estranhas da operação “Maus Caminhos”, montada pela Polícia Federal que desbaratou uma quadrilha que desviou R$ 115 milhões da saúde no estado, traz revelações bombásticas que podem fazer desabar a estrutura de poder político instalado no Amazonas.
Segundo o médico Mouhamed Moustafa, interceptado pela Polícia Federal, contratos de gaveta eram utilizados por ele para camuflar a propriedade de aeronaves compradas em sociedade com políticos e empresários locais.
Na conversa grampeada Mouhaned diz que, em uma das aeronaves, tem como seu sócio um “primo” que é político, mas não cita o nome do tal parente e afirma, ainda, que o outro sócio é o dono do SBT (Sílvio Santos?).
Em despacho assinado do dia 18 deste mês ao Supremo Tribunal Federal (STF), com base nas escutas telefônicas, a juíza Ana Paula Serizawa Silva Podedworny, da 4ª Vara Federal, declina da competência de parte da “Operação Maus Caminhos”, numa nítida revelação de que, no bojo do processo, pode existir a figura da prerrogativa do foro privilegiado.
Consta que a notícia do envio de parte do processo para a Brasília tem tirado o sono de muita gente em Manaus, agora, preocupadas em ocutar bens e já atrás de Habeas Corpus preventivo para evitar ser preso.
Confira o trecho a baixo e tire suas conclusões e veja que Mouhamad conversa com Santiago e fala de Manaus.
Confira parte da escuta
“MOUHAMAD: É… o LEARJET eu posso… aí que que eu vou fazer… eu ia sair dum avião… eu ia sair de 2 aviões na verdade… o CITATION II (CESSNA CITATION II), que é mais ou menos 1 (milhão) de dólar… entendeu? que é o que eu tenho UTI aérea hoje… e eu ia sair da sociedade lá daquele meu XLS… que é o… que é o… o lá de MANAUS, o TRJ, né… (refere-se ao avião de matrícula PRTRJ)
SANTIAGO: Anram…
MOUHAMAD: Aí eu saio dele… aquele lá ele é 60% meu. E o resto lá é do meu primo lá, do político, e mais um outro cara lá dono do SBT, entendeu? Aí que que eu ia fazer… eles vão assumir a parte, entendeu? Ia entrar um outro cara aí junto… me pagava os meus 60% dele… e é o mesmo cara que eu tô negociando o LEARJET lá nos ESTADOS UNIDOS, entendeu?