Enquanto vários países debatem sobre as mudanças climáticas que tem ocorrido no mundo inteiro, a Prefeitura de Manaus continua sem apresentar avanços na elaboração do Plano de Ação Climática de Manaus, o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) expressou, nessa segunda-feira, 18/11, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), sua preocupação com a ausência de medidas sobre o tema e cobrou que o Executivo realize a elaboração do plano imediatamente.
Em maio de 2023, a Prefeitura de Manaus anunciou a criação do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas de Manaus com o objetivo de estabelecer metas que visem a conservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população, no mesmo mês, o Executivo anunciou a realização do Termo de Cooperação Técnica para a auxiliar a elaboração do Plano de Ações Climáticas para a capital, porém até o momento, o plano não foi sequer elaborado.
A ausência do Plano de Ações Climáticas evidencia a falta de interesse da Prefeitura de Manaus em elaborar medidas para conter os prejuízos causados pela enchente, seca e principalmente, pela crise de fumaça que assola a capital anualmente.
Rodrigo Guedes usou a tribuna para cobrar que a Prefeitura de Manaus apresente imediatamente medidas voltadas para o meio ambiente, assim como a elaboração do Plano de Ações Climáticas.
“Manaus é vítima de fenômenos climáticos extremos todos os anos e não há planejamento algum para reduzir os danos na cidade. A Prefeitura de Manaus não elaborou um plano de ação para conter os impactos climáticos que prejudicam a população, não foi sequer para o papel, é só mais uma promessa não cumprida do Prefeito. Manaus sofre e continuará sofrendo com as catástrofes ambientais, eu exijo que a Prefeitura apresente medidas de contingência, assim como o Plano de Ação Climática”, cobrou.