É no verão e nos dias quentes que as tatuagens, normalmente, ficam à mostra. O calor pede shorts, bermudas, regatas e vestidos e é neste momento que o sol faz seus estragos; não só na pele, como também nas tatuagens.
Ao fazer um desenho desses, você precisar cuidá-lo em todas as épocas do ano. Mas no verão, a melhor coisa a se fazer é redobrar a atenção e nunca se esquecer que uma vez que a tatuagem é prejudicada pelo sol, as chances de recuperá-la com perfeição são quase nulas.
O tatuador Adriano Parussolo, do estúdio Porto Norte Tattoo, recomenda algumas dicas para manter seu desenho sempre bonito e com aspecto de novo.
Antes de fazer uma tatuagem
Para a pele sofrer menos e cicatrizar melhor, é indicado que a região a ser tatuada fique escondida do sol por 20 dias (ou mais, se possível) antes do procedimento. A pele bronzeada fica mais sensível e pode provocar mais dor.
A tatuagem recém feita
O período de cicatrização é o mais crítico. Nada de expor a pele, que está super sensível, aos raios solares por pelo menos dois meses. Este é o tempo ideal para o desenho se firmar na pele e começar a receber uma nova camada de pele por cima. Caso a região receba sol neste período de tempo, sua tatuagem estará suscetível a criar queloides e ter alterações nos traços e nas cores.
A tatuagem cicatrizada
Assim que a tattoo estiver cicatrizada, um filtro solar de fator alto (a partir de 30 FPS) deve ser utilizado todos os dias. O sol é capaz de alterar as cores e traços de tatuagens já cicatrizadas, especialmente daquelas que recebem raios solares todos os dias. Mais atenção às regiões das mãos, pescoço e rosto.
Pegou sol sem querer?
Caso a tatuagem tenha ficado muito tempo exposta ao sol, o melhor é hidratá-la intensamente com creme ou gel hidratante (desde que a mesma esteja cicatrizada, pois não é indicado passar protetor ou hidratante durante o processo de cicatrização).
O gel acaba refrescando mais a região, mas é o creme que recupera melhor a pele e faz com que ela tenha mais elasticidade, o que evita avarias nas cores e nos traços.