A goleada sobre o Grêmio foi a última partida de Grafite pelo Santa Cruz. O clube liberou o atacante para negociar sua transferência para um clube do exterior, não revelado.
O contrato de Grafite iria até o fim de 2017, mas com cláusula que dava ao jogador direito de rescindir o contrato em caso de queda para a Série B. O clube também teria problemas para pagar os salários do atleta com orçamento reduzido na segunda divisão.
“Tivemos uma reunião ontem. Ele, com sua postura sempre correta, ética, cumpridor de seus compromissos, nos comunicou do interesse de outros clubes. Não poderia ter tido outro comportamento”, explicou Alírio Moraes, presidente do time coral.
O destino de Grafite ainda não foi revelado, mas o mais provável é um retorno ao futebol árabe ou experiência nova na China. O atacante pretendia disputar a última rodada, mas o adiamento por conta da tragédia envolvendo a Chapecoense acabou por forçar a saída do jogador antes do fim do Brasileiro.
Com 13 gols, Grafite disputava a artilharia do Brasileiro, atrás apenas de Fred, com 14. O atacante veterano, de 37 anos, fez 56 jogos pelo clube coral em 2016 e marcou 24 gols.