Saúde divulga informe epidemiológico de SRAG por Vírus Respiratórios no Amazonas

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), atualiza, nesta segunda-feira (25/11), o Informe Epidemiológico de Vírus Respiratórios no Amazonas. O documento está disponível em www.fvs.am.gov.br.

No Amazonas, de 1º de janeiro a 23 de novembro, foram registrados 4.104 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 107 casos nas últimas três semanas (03/11 a 23/11). Desses 4.104 casos notificados de SRAG, foram 1.664 SRAG por vírus respiratórios, sendo 24 nas últimas 3 semanas. Ainda em 2024, até 23 de novembro, foram registrados 77 óbitos por vírus respiratórios.

Nas últimas três semanas, de 3 a 23 de novembro, a faixa etária mais atingida é de menores de um ano (50%) e crianças 1 a 4 anos (25%).

É importante destacar que, nas últimas três semanas, os vírus respiratórios mais identificados em amostras laboratoriais foram: Rinovírus (30,3%), Adenovírus (4,8%) e Vírus Sincicial Respiratório (2,1%).

Prevenção

Para prevenir a SRAG, a recomendação é a adoção de medidas não farmacológicas, como o uso de máscaras de proteção respiratória, manter as mãos higienizadas, etiqueta respiratória e a vacinação contra covid-19 e influenza.

Artigo anteriorMãe de dois, Viih Tube revela se pretende ter mais filhos com Eliezer
Próximo artigoAgricultores de Silves beneficiados com emendas parlamentares de João Luiz ficam entre os dez melhores em concurso nacional de café