Se vencer, Chile passará Brasil no ranking da Fifa pela 1ª vez na história

Algo inédito na história do futebol pode acontecer nesta semana.

 Se o Chile vencer o Brasil, nesta quinta-feira, pelas eliminatórias sul-americanas, passará a seleção canarinho no ranking da Fifa pela primeira vez desde que a lista foi criada, em agosto de 1993.

O ESPN.com.br simulou todas as combinações de resultados possíveis nos jogos dos próximos dias e concluiu que, em caso de triunfo da Roja no Estádio Nacional de Santiago, o estrago já estará feito, e os chilenos aparecerão na frente dos brasileiros na próxima atualização do ranking, não interessando o resultado das partidas seguintes das eliminatórias.

Atualmente, o Chile é o 9º colocado da lista da Fifa, com 1177 pontos, enquanto o Brasil aparece em 7º, com 1204 pontos.

Se o time de Jorge Sampaoli conseguir esse feito, será algo inédito.

O mais perto que isso ficou de acontecer desde a criação do ranking foi em outubro de 2013, quando o Chile estava em 12º e o Brasil em 11º. No mês seguinte, porém, a Roja caiu para 15ª, enquanto a seleção canarinho subiu para 10ª.

Os atletas brasileiros, porém, garantem que farão de tudo para evitar que isso aconteça.

“Creio que o Chile não é favorito. São duas seleções que se respeitam, sabem jogar uma contra a outra, acho que é jogo sem favoritos. É um clássico que qualquer um pode vencer. Esperamos poder sair vitoriosos”, bradou o goleiro Jefferson.

A favor do Brasil, pesa o retrospecto extremamente favorável em jogos contra o Chile. A última derrota para o adversário foi há 15 anos, em 15 de agosto de 2000: 3 a 0, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002, em Santiago.

Desde então, são 11 vitórias brasileiras e três empates.

“O Chile fez uma Copa América fantástica, é um time que vem em ascensão muito grande, mas Brasil é Brasil, é pentacampeão do mundo, e o Chile tem que nos respeitar”, disparou o ex-lateral Cafu, que foi convidado pelo técnico Dunga para fazer parte da comissão técnica neste início de eliminatórias.

A Roja, porém, vem embalada pelo inédito título da Copa América. Na opinião de alguns atletas do Brasil, os chilenos são até mesmo favoritos para a partida.

“Acho que eles estão em melhor momento, não dá pra esconder. Realmente, vai ser um grande desafio enfrentar a seleção campeã da Copa América, motivada, com a torcida lotando”, afirmou o zagueiro Miranda.

Brasil e Chile se enfrentam na quinta-feira, às 22h30 (horário de Brasília), no Estádio Nacional de Santiago. Depois, a equipe canarinho encara a Venezuela na terça, às 22h. No mesmo dia, mas às 23h15, a Roja enfrenta o Peru, fora de casa.

Artigo anteriorCristo Redentor é iluminado de rosa para conscientizar sobre o câncer de mama
Próximo artigoKaká chega ao Chile pensando em recorde pela seleção