Seas promove ações em alusão ao 18 de Maio e Campanha “Maio laranja”

A Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS), por meio de vários setores, vai promover, nesta terça-feira (18/05), uma série de ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio, e a Campanha Nacional lançada pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, “Maio Laranja”, que tem como alvo, durante todo o mês de maio, incentivar a realização de atividades para sensibilizar, prevenir, orientar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Neste ano, a campanha estadual tem como tema: “Crianças que sofrem violência podem ter medo de falar, mas você pode denunciar”, encorajando a denúncia e estimulando a proteção das crianças e adolescentes.

O Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) da SEAS vem realizando desde a última segunda-feira (10/05), oficinas e capacitações nas Calhas dos rios do estado. Já foram realizadas capacitações nos municípios das Calhas do Rio Negro e Solimões, no Baixo Amazonas, nas Calhas Purus e Juruá, e nos dias 20 e 24 de maio ocorrerá nos triângulos Jutaí, Solimões e Juruá, e Alto Rio Negro, Madeira e Solimões. Em Manaus, o setor promove, nesta terça-feira, oficinas na Escola Salesiana Santa Maria Mazarello, localizada no bairro Alvorada I, Zona Centro-Oeste de Manaus.

O Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias (Saiaf) do Coroado realizará uma roda de conversa com os adultos, coordenada pela Irmã Rose Bertolo, da Rede um Grito pela Vida, junto aos conselheiros tutelares da zona leste, Iolene e Sérgio Brandão. Representantes das Cáritas e Unicef irão coordenar uma oficina lúdica de identificação de sinais de abuso e exploração sexual, que será ministrada para as crianças e adolescentes.

Restaurantes e cozinhas populares

Os restaurantes e cozinhas populares também realizam nesta terça-feira, com colaboradores das unidades localizadas no Centro, Compensa, Novo Israel, Jorge Teixeira, Rio Piorini, Parque São Pedro e Alfredo Nascimento, a distribuição de panfletos sobre o tema para, aproximadamente, mil usuários do sistema.

Panfletagem

Às 7h desta terça-feira, equipes da Seas estarão nos semáforos da bola do Eldorado, também para distribuir panfletos sobre o tema. Às 11h da manhã, a assistente social e secretária adjunta da Seas, Laudenise Oliveira, juntamente com a psicóloga e membro do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Magaly Araújo, vai realizar uma live para falar sobre Lei nº 9.970, que constituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Também vão discutir a diferença entre abuso e exploração, o perfil da vítima e do agressor, tipos de violência e a rede socioassistencial.

Artigo anteriorDelegacia da Criança faz alerta sobre sinais de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes
Próximo artigoInovação tecnológica fortalece ações de saúde na capital e no interior do Amazonas