No dia 02 deste mês, segunda-feira, à noite, após ser diplomado governador do Amazonas, Amazonino Mendes (PDT) anunciava os nomes de alguns de seus secretários – todos sucedidos por fartos elogios.
O que chamou a atenção, no entretanto, foi anuncio do novo secretário de Esporte. Amazonino sequer citou o nome do mesmo.
Pra lá de curiosa, a platéia, uníssona, quebrou com um estripitante “quem é”, o silêncio que predominava no imenso auditório do Tribunal de Justiça enquanto Amazonino anunciava outros secretários.
Alertado pelo cerimonial, Amazonino logo se desculpou e anunciou, com discretos e reservados afagos, o nome de Janaína Chagas. A impressão, naquele momento, era de que nada sabia sobre ela e seguiu em frente.
Hoje, antes de completar um mês de governo, os rumores nos bastidores da polítia dão como certo de que Janaína será substituída por Paula Soares, atual superintendente adjunta de Projetos da Suframa e mulher do coronel PM Amadeu Soares, secretário executivo da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Agora é só esperar para ver se tudo o que comentam sobre o suposto afastamento de Janaína serão confirmados pelo próprio governador com o ato de exoneração.
Entre os comentários mais calientes Janaína aparece como embusteira e que, para mostrar prestígio ao governador, foi a Brasília em busca de recursos para o esporte e que teria sido literalmente ignorada pelo ministro do Esporte, Leonardo Picciani (PMDB).
Para não perder a pose comenta-se que Janaína teria interrompido, inclusive, uma reunião para ser fotografada ao lado do senador Omar Aziz (PSD) e do deputado federal Pauderney Avelino (DEM). A intenção seria de mostrar ao chefe que tem trânsito em Brasília.
Sem explicação plausível para a não obtenção de recursos e com um retrato do álbum de fotografias na mão, Janaína, como dizem os “mais atentos” observadores de plantão da política local, caiu em descrédito total no conceito do governador.
Paula Soares, que chegou a ser anunciada por Amazonino como secretária de Política Fundiária, deve assumir a pasta do Esporte. Fonte/Fato Amazônico