Secretaria de Educação dá início a projeto voltado à educação financeira para alunos do Ensino Médio

FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar implementa, a partir desta quinta-feira (02/05), os primeiros passos do “Projeto Vida”, que passará a nortear, na rede estadual, momentos educativos relacionados às finanças pessoais, economia, carreira profissional e empreendedorismo. A iniciativa é destinada para estudantes de 2ª e 3ª série do Ensino Médio.

As oficinas formativas para os professores, que ministrarão os conteúdos em sala de aula, começam na próxima segunda-feira (06/05).

A implementação foi marcada por uma aula inaugural no auditório do Centro de Formação Padre José Anchieta (Cepan), da Secretaria de Educação, com a participação de professores de matemática, de escolas estaduais. As apresentações foram realizadas pelo grupo educacional idealizador do Projeto Vida, a MVT Educação.

De acordo com o principal idealizador do projeto, o professor Daniel Frenchiani, o material didático apresenta formato de jogo, com situações cotidianas, que representam a vida real. Com tabuleiros e cartas, os alunos aprendem, de maneira lúdica, a categorizar objetivos financeiros, encontrar soluções, lidar com o orçamento pessoal, compreender aspectos fiscais do dia a dia, identificar gastos fixos e variáveis, e a exercitar o consumo consciente.

“O Projeto Vida traz vivências e experiências para que os alunos trabalhem e planejem os seus respectivos futuros. É importante que eles tenham contato com esses assuntos antes de acontecerem na vida real. Eles serão colocados à prova, mas antes terão a oportunidade de testar, se ambientar, com o lado financeiro, fiscal, empreendedor”, destacou Daniel Frenchiani.

O conteúdo do material didático está alinhado com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e já está em distribuição na rede estadual de ensino.

Formação

A próxima fase do Projeto Vida inicia, no dia 6 de maio, quando uma equipe de profissionais educacionais da MVT Educação começará a realizar oficinas formativas em escolas-polo de cada coordenadoria distrital. O momento também se estende às escolas estaduais localizadas nos municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM).

Na prática, o Projeto Vida pode ser desenvolvido tanto por professores de matemática, quanto por professores que ministram a disciplina Projeto de Vida, proposta pelo Novo Ensino Médio (NEM).

“A proposta do material didático é interdisciplinar. Vamos trabalhar com os professores de Matemática, Projeto de Vida e Projetos Integradores. Esses professores estarão em oficinas nos próximos dias, para já começarem a desenvolver o projeto (Vida) o quanto antes nas escolas”, ressaltou o coordenador de Ensino Médio do Departamento de Políticas e Projetos Educacionais (Deppe), da Secretaria de Educação, Maurício Oliveira.

Entre as escolas contempladas, está a Escola Estadual (EE) Antônio Maurity Monteiro Coelho, localizada na zona leste de Manaus. A professora Alcicleia Monteiro enfatizou que a disciplina Projeto de Vida ganha um novo ar com o material.

“Iremos avançar um pouco mais na temática da disciplina Projeto de Vida. Esse direcionamento proposto pelo material didático que vamos desenvolver é muito importante. Ele propõe, de maneira divertida, temas muito importantes na vida desses alunos. Tenho certeza que teremos aprovação deles (estudantes)”, compartilhou a docente.

Artigo anteriorPesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas aponta potencial econômico de resíduos sólidos do setor madeireiro
Próximo artigoAeroporto de Porto Alegre suspende operações por tempo indeterminado por causa das chuvas