Secretaria de Educação mobiliza a comunidade escolar para a prevenção à infrequência escolar

Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar iniciou, nesta terça-feira (28/05), a Mobilização da Comunidade Escolar para a Prevenção à Infrequência Escolar. A abertura das atividades, que aconteceu na Escola Estadual (EE) Farias Brito, no Centro de Manaus, contou com a presença de responsáveis, alunos e corpo docente. Em todo o estado, a mobilização acontece a partir de palestras e atividades de aproximação da família ao ambiente escolar.

Organizados pela Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC), da Secretaria de Educação, o “Busca Ativa do Escolar” (PBAE) e “Permanecer” são os programas pilares do combate à infrequência escolar na rede estadual. Enquanto o primeiro tem o objetivo de trazer de volta alunos que estão fora das escolas, o segundo prima pela permanência na escola de alunos que possam estar infrequentes.

De acordo com a técnica do GPPC, Luciane Falcão, as atividades são desenvolvidas durante todo o ano letivo.

“A semana é apenas uma das estratégias da Secretaria de Educação no combate à infrequência, onde trabalhamos com mais intensidade. Temos também o Dia da Família na Escola, as mobilizações do projeto Permanecer, para que o assunto esteja sempre em pauta, durante todo o ano”, ressaltou Luciane.

Nos últimos dois anos, os índices de retornos efetivos à sala de aula proporcionados pelo PBAE são acima de 90%. Em 2022, foram mais de 86 mil alunos acompanhados, com retorno de 80 mil estudantes. Em 2023, o número de 93 mil acompanhados resultou no retorno de mais de 89 mil, com uma taxa de 94,9% de efetividade.

PBAE na prática

Presentes no ato solene de abertura da semana de mobilização, a coordenadora pedagógica do PBAE na Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 1, Simone Mar, falou sobre as dinâmicas de atividade do programa. Entre o contato direto com as escolas, famílias e órgãos responsáveis, o objetivo é garantir o direito de estudar.

“Trabalhamos no convencimento, em explicar para o aluno que é o seu direito estar em sala e os benefícios para o futuro. Trazemos a família para a conversa, a partir da sinalização da escola, que acompanhamos diariamente”, destacou Simone.

Atividades na escola

Na EE Farias Brito, a semana de mobilização iniciou com uma palestra abordando questões que podem influenciar na infrequência escolar. Os estudantes de Ensino Fundamental Anos Finais (6° ao 9° ano) e Ensino Médio ouviram sobre a campanha “Faça Bonito”, com tópicos sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, também causadores de abandono.

Na quarta-feira (29/05), as atividades continuam com a presença da família na escola. Serviços de atendimentos estéticos, com cabeleireiros e esteticistas, serão oferecidos, além de disponibilização de vacinas. O momento serve para fazer com que a família se sinta parte do ambiente escolar, explicou o gestor da unidade, Marcos Farias.

“A nossa escola tinha um alto índice de alunos infrequentes e buscamos, nos últimos anos, fortalecer as atividades para reverter esse cenário. Buscar ser parceiros das famílias, os convidamos até a escola, como iremos fazer mais uma vez”, compartilhou o gestor.

Artigo anteriorTreinamento: FVS-RCP investe em capacitação interna para fortalecer gestão e qualidade de vigilância em saúde
Próximo artigoViih Tube segue de repouso após sofrer descolamento de placenta e sangramento