Secretário-geral da ONU diz que mundo paga ‘preço alto’ por desdenhos à pandemia

PODER 360 – O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Antonio Guterres, cobrou nesta 2ª feira (18.mai.2020) que os países tenham unidade no combate à pandemia. Segundo ele, o mundo paga 1 “preço alto” por agir com estratégias diferentes.

“Muitos países ignoraram as recomendações da Organização Mundial da Saúde”, afirmou ele em videoconferência na abertura da Assembleia Mundial da Saúde.

“Como resultado, o vírus se espalhou pelo mundo e agora se dirige para países do sul, onde pode ter efeitos ainda mais devastadores; e corremos o risco de novos picos e novas ondas”, acrescentou.

O diretor da OMS , Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que fará uma apuração “independente” sobre a resposta à pandemia “o mais rápido possível no momento apropriado”.

“Lançarei uma avaliação independente o mais rápido possível, no momento apropriado, para revisar as experiências e lições aprendidas e fazer recomendações para melhorar a preparação e resposta nacional e global à pandemia”, afirmou Tedros.

O ministro da Saúde interino do Brasil, Eduardo Pazuello, também participou do encontro virtual da ONU e da OMS. Segundo ele, o Brasil está empenhado em iniciativas globais e “não quer deixar ninguém para trás”.

Até as 13h30 desta 2ª feira (18.mai.2020), o mundo contabilizava 4.848.110 casos de contaminação pelo novo coronavírus. O Brasil é o 5º país com mais registros. No planeta, 317.791 pessoas já morreram pela doença.

Artigo anteriorCollor pede desculpas por ter confiscado poupanças em 1990
Próximo artigoMPF abre investigação para apurar suposto vazamento da PF para Flavio Bolsonaro