Sedecti participa de workshop nacional sobre ambiente de negócios do Banco Mundial

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), participa do workshop sobre ambiente de negócios que acontece nos 26 Estados do Brasil, além do Distrito Federal. O evento é realizado pelo Banco Mundial com o objetivo de apresentar, com profundidade, a metodologia Doing Business (projeto que mapeia o ambiente de negócios) e os resultados das melhores práticas adotadas no Brasil.

Os workshops acontecem em cinco encontros, sendo um por semana, e tiveram início em 14 de julho, com encerramento no dia 12 de agosto. O Doing Business é um projeto do Banco Mundial que mapeia, objetivamente, as regulações aplicáveis às empresas locais em 190 países do mundo. O projeto cria um ranking geral, que mostra quais países têm o mais alto nível de regulação do ambiente de negócios, assim como, os rankings específicos por situação, além do nível de regulação para abrir um negócio ou para se obter crédito.

O Doing Business Subnacional Brasil 2021 apresenta uma análise comparativa do ambiente de negócios em 26 localidades do Brasil, em cinco áreas: abertura de empresas, obtenção de alvarás de construção, registro de propriedades, pagamento de impostos e execução de contratos.

No evento, o Estado do Amazonas é representado pelo Departamento de Atração de Investimento e Comércio Exterior (Daice), da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico (Sedec), órgão vinculado à Sedecti.

A equipe técnica do Daice é responsável pela articulação do projeto no Amazonas, junto a outros órgãos, para responderem aos questionários e participarem das reuniões de esclarecimento dos processos envolvidos no estudo.

Com base nos resultados dos workshops, Jeibi Medeiros, chefe do Daice, destaca que as oportunidades de melhoria podem orientar iniciativas de reformas no Amazonas.

“Acredito ser uma grande oportunidade de identificar as melhores práticas adotadas no Amazonas e no Brasil. A ideia é criar um grupo de trabalho com os órgãos envolvidos, no intuito de otimizar os processos e reduzir os custos aos empreendedores locais”, enfatiza Jeibi Medeiros.

Doing Business

 O projeto Doing Business mede, analisa e compara as regulamentações aplicáveis às empresas e o seu cumprimento em 190 economias e cidades, selecionadas nos níveis subnacional e regional. O projeto foi lançado em 2002, para examinar as pequenas e médias empresas nacionais, além de analisar as regulamentações aplicadas a elas durante o ciclo de vida. Assim, o estudo serve de ferramenta para se medir o impacto das regulamentações sobre as atividades empresariais ao redor do mundo.

O workshop é uma continuidade do projeto onde o Banco Mundial faz um aprofundamento da metodologia utilizada; e traz a oportunidade de disseminar boas práticas no ambiente de negócios nos Estados.

Para mais informações sobre o evento e acesso ao relatório e a base de dados, basta acessar o website: https://portugues.doingbusiness.org/brazil

Artigo anteriorSES-AM tem sala de comando na Arena da Amazônia para organizar mutirão
Próximo artigoEvento apoiado pela Fapeam debate sobre a doença de Chagas na Amazônia Ocidental