Segunda ação integrada retira cerca de 600 barracos da APA Tarumã

Uma nova ação de retirada foi realizada na quinta-feira, 14, em um terreno situado na Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã, resultando na derrubada de, pelo menos, 600 barracos e no combate aos focos de queimadas na área. Essa foi a segunda ação de retirada realizada no local. A primeira aconteceu no último dia 6, quando foram retirados 250 barracos e armações.

tarumã2

O trabalho foi coordenado pelo Grupo Integrado de Prevenção às Invasões em Áreas Públicas (Gipiap), que trabalha no monitoramento do terreno pertencente ao Governo do Estado. Investigações apontaram para a existência de um grupo que está comercializando de forma ilegal lotes no terreno, com suspeitas de envolvimento de presidiários nas negociações.

tarumã1

As áreas demarcadas para comercialização estavam sendo vendidas por valores que variavam entre R$ 3 mil e R$ 25 mil, segundo informações dos próprios ocupantes dos lotes, que apresentaram recibos de pagamentos feitos ao grupo criminoso. A área está sendo monitorada 24 horas para impedir que os invasores retornem ao local.

Na primeira retirada, oito pessoas foram detidas e encaminhadas à Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema). Desta vez, não houve prisões. No total, 850 barracos já foram retirados desta área, somando as duas ações.

tarumã

Artigo anteriorEspetáculo Ayahuasca estreia no Café Teatro‏
Próximo artigoOperação Capital Segura culmina com a prisão de 87 pessoas envolvidas com o crime