A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) lamentou, nesta segunda (10), a repercussão negativa veiculada no programa Fantástico, da Rede Globo, colocando Manaus na penúltima posição no ranking nacional de atendimento em creches (crianças de 0 a 3 anos). A parlamentar lembrou que desde 2007, quando a prefeitura pactuou com o governo federal a construção de 69 creches, foram construídas apenas 12 na capital.
“Nós precisamos estar atentas a esse fato e cobrar, porque a cada vaga que falta, conforme o espírito da matéria publicou de forma corretíssima, é uma família toda que sofre”, discursou a senadora.
Segundo ela, não é essa a educação que a legislação brasileira prevê para as crianças. “Nem esse é o tratamento que queremos que as prefeituras deem às nossas crianças. Se esse levantamento feito nas capitais demonstra isso, imaginem quando chegar aos municípios do interior, onde a realidade é terrível”.
Para a senadora, é necessário questionar a prefeitura. “Na minha cidade, de acordo com a matéria de ontem, a secretária municipal de Educação culpou o prefeito anterior. Aliás, o que é comum. O atual prefeito culpa o anterior, que culpa o anterior, que culpa o anterior. Ninguém tem culpa”.