O eleitor de Manaus poderá embarcar nos ônibus do transporte coletivo sem precisar pagar a tarifa durante as Eleições 2016. O embarque gratuito de passageiros no primeiro turno (02/10) e, eventualmente, no segundo turno (30/10) das eleições, funcionará a partir das 4h da manhã.
O serviço de transporte contará com a frota operante de dia útil 1,4 mil ônibus convencionais. Os coletivos cumprirão o seu itinerário normal e os usuários do transporte devem passar pela catraca, exceto as grávidas, idosos e pessoas com deficiência detentoras do cartão Gratuidade que dá acesso livre ao beneficiário.
A circulação dos coletivos será fiscalizada por 60 servidores da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), que estarão posicionados nos terminais de integração, garagens das empresas, principais corredores de ônibus, terminais de bairro e locais de votação que possuem maiores demandas.
Fiscais de transporte da SMTU farão o monitoramento da frota em tempo real a partir da Central de Controle Operacional (CCO) que recebe informações do GPS instalado nos ônibus.
“Essa é a primeira eleição em que será realizado o monitoramento da frota via GPS, utilizando a CCO do município. Isso, sem dúvida, é um avanço e vai contribuir para resolvermos com celeridade qualquer problema que possa surgir. Além disso, a SMTU estará integrada com os demais órgãos de segurança e serviço junto ao CICC”, afirmou o diretor de Transportes Urbanos da SMTU, Costa Neto.
Irregularidades que forem verificadas pela população podem ser denunciadas ao Serviço de Atendimento Comunitário da SMTU (SAC SMTU) no telefone 118, que funcionará no horário de 8h às 17h, nos dias de votação.
O superintendente da SMTU, Thiago Balbi, explicou que o trabalho a operação das eleições é diferente da que funciona no dia-a-dia. “Nos dias úteis normais, existem dois horários de maior procura pelo serviço de transporte: pela manhã, até 9h, e a tarde, entre 17h e 20h. Já nos dias de eleição, observamos que a procura pelo serviço é intensa também fora desses períodos. Porém o planejamento operacional deverá atender a contento a população”, observou.