SES-AM incentiva coleta de leite materno na Semana de Doação

Nos quatro primeiros meses de 2021, os três Bancos de Leite Humano (BLH) da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) coletaram mais de 822 litros, que beneficiaram 1.924 bebês prematuros internados em maternidades da rede pública e privada. Neste mês, a coleta será incentivada durante a Semana de Doação de Leite Humano, de segunda (17/05) a sexta-feira (21/05), com programação alusiva ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado no dia 19 de maio.

A semana terá o tema “Doação de leite humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”. O objetivo é chamar a atenção sobre a importância do leite materno para a saúde dos bebês, aumentando assim o número de doadoras e o volume de leite coletado para beneficiar os recém-nascidos internados nas Unidades de Terapia Intensivas Neonatais (Utins).

Conforme a coordenadora estadual de Saúde da Criança, da SES-AM, Rhamilly Amud, o Dia Mundial de Doação de Leite é uma iniciativa voltada à sensibilização da sociedade para a importância da doação. A meta é estimular a doação de leite materno; promover debates sobre a importância do aleitamento; e divulgar os bancos de leite no estado.

“O Amazonas é um estado que tem 23 postos de coletas e três bancos de leite que oferecem suporte a mãe e bebê nas maternidades e para nossos prematuros que precisam do leite pasteurizado. Cada gota vale vida. Doe leite e salve uma criança que está precisando”, destacou Rhamilly.

A programação coordenada pelo Banco de Leite Humano do Amazonas terá orientação sobre a doação, sensibilização nos Alojamentos Conjuntos (Alcons) e curso de manejo em aleitamento materno. As atividades serão presenciais e também de forma virtual.

Cuidados

A coordenadora do Banco de Leite Humano do Amazonas, da Maternidade Ana Braga, Elizabeth Hardman, informou que a pandemia gerou um reforço nos cuidados para doação de leite materno contando com a colaboração das mulheres doadoras.

“Desenvolvemos estratégias no reforço dos cuidados para não ter contaminação do vírus com higienização, controle do leite que chega e sai, controle do banco de leite nas unidades e na casa da doadora. Desde uma simples virose, a mãe doadora fica 15 dias afastada, pois quem pode doar são mulheres realmente saudáveis”, explicou Elizabeth.

Artigo anteriorSine Amazonas divulga 71 vagas de emprego em diversas áreas para esta segunda-feira (17/05)
Próximo artigoAdaf intensifica cadastro de apicultores no Amazonas